Home Mundo Rússia diz que 28 morreram em bombardeio ucraniano contra padaria | CNN Brasil

Rússia diz que 28 morreram em bombardeio ucraniano contra padaria | CNN Brasil

por Leo Lopes
0 Comente
russia-diz-que-28-morreram-em-bombardeio-ucraniano-contra-padaria-|-cnn-brasil

A Rússia disse, neste domingo (4), que a Ucrânia matou pelo menos 28 pessoas, incluindo nove mulheres e uma criança, quando suas forças armadas atacaram uma padaria e um restaurante no leste da Ucrânia controlado pela Rússia com foguetes fornecidos pelo Ocidente.

Autoridades apoiadas pela Rússia disseram que a Ucrânia atingiu a padaria na cidade de Lysychansk por volta das 9h30, no horário de Brasília, no sábado, com o Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (HIMARS) fornecido pelos EUA.

Equipes de emergência trabalharam durante a noite em busca de sobreviventes nos escombros do que restou do destruído restaurante Adriatic, na rua Moskovska, onde autoridades russas disseram que uma padaria foi montada para civis.

“As forças armadas da Ucrânia abriram fogo contra uma padaria em Lysychansk”, disse Leonid Pasechnik, o chefe da região de Luhansk empossado pela Rússia, que agora é controlada pelas forças russas .

Pasechnik disse que a padaria estava lotada de civis quando foi atingida.

O Ministério de Emergências da Rússia disse que 10 pessoas foram retiradas vivas dos escombros.

Mas o ministério disse que mais quatro pessoas estavam em “estado extremamente grave” e que ainda procurava pessoas.

A Ucrânia ainda não comentou o ataque. A Reuters não conseguiu verificar imediatamente quais armas foram usadas no ataque.

A Rússia assumiu o controle de partes do leste da Ucrânia depois que o presidente Vladimir Putin ordenou uma invasão em fevereiro de 2022, desencadeando a maior guerra terrestre na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

A Rússia controla agora cerca de 18% do seu vizinho – e considera as terras que possui como parte da Rússia . A Ucrânia e o Ocidente dizem que nunca aceitarão a anexação daquele território.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia condenou o ataque ucraniano, dizendo que o Ocidente deveria pensar na razão pela qual o seu apoio financeiro a Kiev estava a ser usado para matar civis.

“De acordo com dados preliminares, o ataque foi realizado com armas ocidentais”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova.

“Os cidadãos da UE devem saber como são utilizados os seus impostos: são utilizados para comprar sistemas de armas mortíferas e enviá-los para o regime de Kiev, que os utiliza para matar civis.”

A partir do design e da cor do edifício destruído e de uma placa que corresponde às imagens do arquivo da área, a Reuters conseguiu confirmar a localização de um vídeo compartilhado pelo Ministério de Emergências da Rússia.

Corresponde a um local no Google Maps identificado como Restaurante Adriatic na Rua Moskovska, Lysychansk.

No entanto, a Reuters não conseguiu verificar de forma independente a data da filmagem ou de quaisquer outros detalhes do relatório proveniente de uma área anexada pela Rússia em julho de 2022, após meses de intensos combates.

Apenas cerca de um décimo da população de Lysychansk antes da guerra, de 110 mil habitantes, permanece na cidade, segundo autoridades ucranianas.

Embora a Ucrânia tenha retomado uma parte do território às forças russas em 2022, a sua contraofensiva de 2023 não conseguiu fazer qualquer impacto significativo nas linhas fortificadas da Rússia e há um debate entre os apoiantes ocidentais de Kiev sobre como a Ucrânia deveria continuar a lutar.

No mês passado, as forças russas ocuparam 140 quilômetros quadrados de território ucraniano, de acordo com o Centro Belfer da Escola Kennedy de Harvard.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.