Casa Mundo Reino Unido expulsará funcionário de defesa russo por “atividade maligna“ | CNN Brasil

Reino Unido expulsará funcionário de defesa russo por “atividade maligna“ | CNN Brasil

por marianacatacci
3 visualizações
reino-unido-expulsara-funcionario-de-defesa-russo-por-“atividade-maligna“-|-cnn-brasil

O Reino Unido expulsará um funcionário de defesa da Rússia, removerá o status diplomático de algumas propriedades e limitará a duração dos vistos diplomáticos russos em resposta ao que o ministro do Interior, James Cleverly, chamou de “atividade maligna” de Moscou.

Ao discursar no Parlamento nesta quarta-feira (8), Cleverly disse que o Reino Unido já era “um ambiente operacional extremamente desafiador para os serviços de inteligência russos”, mas que as medidas “só serviriam para fortalecer nossa resistência à ameaça russa”.

O Reino Unido introduziu uma série de sanções contra empresas e indivíduos russos desde que Moscou lançou sua invasão em grande escala na Ucrânia, e Cleverly disse que o governo conservador não vai vacilar em seu apoio a Kiev.

“Expulsaremos o adido de defesa russo, que é um oficial de inteligência militar não declarado”, disse Cleverly.

“Vamos remover o status de instalações diplomáticas de várias propriedades ligadas à Rússia no Reino Unido… Estamos impondo novas restrições aos vistos diplomáticos russos, inclusive limitando o tempo que os diplomatas russos podem passar no Reino Unido.”

Na semana passada, os membros da Otan disseram estar “profundamente preocupados” com os recentes ataques que atribuíram à Rússia e que afetaram República Tcheca, Estônia, Alemanha, Letônia, Lituânia, Polônia e Reino Unido.

Em abril, um homem britânico foi acusado de suposta atividade hostil estatal com a intenção de beneficiar a Rússia, inclusive por supostamente recrutar outras pessoas para um ataque incendiário a uma propriedade comercial ligada à Ucrânia em Londres.

Na quarta-feira, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que as alegações britânicas de envolvimento russo no ataque incendiário eram absurdas e faziam parte de uma guerra de informações.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®