Entre os produtos estão carnes, banana, coco, açaí, castanha-do-pará, tomate, laranja –a lista divulgada pelo governo dos EUA tem, pelo menos, 826 produtos.
O Ministério da Agricultura brasileiro esclareceu que a ordem abrange apenas as chamadas taxas de reciprocidade, impostas a diversos países pelo presidente Donald Trump, em abril. No caso do Brasil, elas foram de 10%.
Confira a lista de produtos que tiveram redução de tarifas:
Na ordem executiva desta sexta, Trump afirmou que recebeu informações de autoridades que, sob sua orientação, monitoram as circunstâncias da ordem que estabeleceu o tarifaço.
“Depois de considerar as informações e recomendações que esses funcionários me forneceram, o andamento das negociações com vários parceiros comerciais, a demanda interna atual por determinados produtos e a capacidade doméstica atual de produzi-los, entre outros fatores, determinei que é necessário e apropriado modificar ainda mais o escopo dos produtos sujeitos à tarifa recíproca.”
Articulação pela redução
Na quarta-feira (13), o ministro de relações exteriores, Mauro Vieira, encontrou com o secretário de Estado americano, Marco Rubio. Ele disse que o Brasil aguarda uma resposta dos Estados Unidos sobre um “mapa do caminho” para orientar as negociações bilaterais destinadas a solucionar as pendências comerciais entre os dois países.

EUA reduzem tarifa para café, carne, banana e açaí