Casa Brasil Quase 40 aeronaves seguem no Aeroporto Salgado Filho após enchentes | CNN Brasil

Quase 40 aeronaves seguem no Aeroporto Salgado Filho após enchentes | CNN Brasil

por guilhermegama
8 visualizações
quase-40-aeronaves-seguem-no-aeroporto-salgado-filho-apos-enchentes-|-cnn-brasil

Com mais de um mês após as inundações que atingiram a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, 39 aeronaves ainda seguem no Aeroporto Salgado Filho.

No sábado (8), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a retirada de nove dos 47 aviões em “caráter excepcional”, sem permissão para voos comerciais com passageiros. Dos autorizados a sair, apenas um não decolou por opção do operador aéreo.

Para a retirada das aeronaves, é necessária a adesão de um termo de responsabilidade por parte das empresas e indivíduos responsáveis pelos aviões, além de uma avaliação de risco por parte de cada operador aéreo para uma autorização especial de voo.

O protocolo foi adotado em conjunto com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), os operadores aéreos e a Fraport Brasil, concessionária que administra o aeroporto. As retiradas aconteceram em horários pré-definidos.

Neste domingo (9), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, divulgou em suas redes sociais um vídeo em que mostra funcionários da concessionária realizando a limpeza das dependências do aeroporto.

“Parabéns a todos os colaboradores da FRAPORT que têm se empenhado em acelerar a limpeza do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre”, escreveu o ministro.

https://x.com/silvio_cfilho/status/1799934479823430081?s=46&t=G65FbacTKXilJCtINkPJRg

Desde o dia 3 de maio o aeroporto está com sua operação interrompida em razão das chuvas históricas.

Na semana passada, uma comitiva formada pelo ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, e pelo CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, havia realizado uma vistoria para verificar os estragos causados pelas enchentes.

Após a visita, a empresa informou que o aeroporto deve ser reaberto apenas no mês de dezembro. Apesar da previsão, a Anac disse que as operações aéreas regulares no Salgado Filho seguem suspensas por tempo indeterminado.

Primeira aeronave a decolar

O avião PT-RQK, que estava há mais de um mês no complexo aeroportuário, foi o primeiro voo de decolagem do local desde a inundação.

A decolagem aconteceu ao meio-dia deste sábado e foi registrada pela página Câmeras Aeroporto Porto Alegre BrAmigos.

Durante o voo, o piloto Fábio Borille agradeceu os esforços das autoridades e afirma por meio do rádio de comunicação.

“Para mim, como gaúcho, essa decolagem simboliza o início da construção dos nossos aeroportos”, disse.

A aeronave havia feito o último voo no dia 1º de maio, quando pousou no Aeroporto Salgado Filho em meio às fortes chuvas.

Em entrevista à CNN, o piloto relatou o medo de perder o veículo pelas águas que, de acordo com ele, chegaram a 1,5 metro no local.

“Quando o nível baixou, iniciamos os trabalhos de preservação dos motores e tiramos água dos cilindros”, conta.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®