Presidente Lula (PT)
Ricardo Stuckert/PR
A Quaest divulga, a partir desta quarta-feira, uma nova rodada de pesquisas de avaliação do governo Lula (PT), da disputa eleitoral em 2026 e de temas nacionais, como o julgamento da trama golpista, a tentativa de anistia a Jair Bolsonaro (PL) e aliados, além da disputa comercial entre Brasil e Estados Unidos.
Segundo a consultoria:
Na quarta-feira (20), será divulgada a pesquisa de avaliação de Lula, do julgamento da tentativa de golpe de estado, da anistia tentada por apoiadores de Bolsonaro, e da disputa comercial entre Brasil e EUA.
O último levantamento sobre Lula, divulgado em 20 de agosto, mostrou que 51% de desaprovação e 46% de aprovação. Um ponto separam os indicadores de empate técnico no limite da margem de erro.
Na quinta-feira (21), saem os dados da disputa presidencial de 2026. Lula é colocado como candidato contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível; Tarcísio de Freitas (Republicanos), Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSD), Eduardo Bolsonaro (PL), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União).
O último levantamento mostrou que o presidente venceria todos os adversários no 1º turno e, no 2º turno, entre eles o governador de São Paulo.
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos. Foram realizadas 2.004 entrevistas entre os dias 12 e 14 de setembro.
Segundo a Quaest, a pesquisa também vai medir a opinião dos brasileiros sobre o tarifaço de Trump e sobre a economia nacional.
Pesquisa Quaest mostra desempenho de Lula contra eventuais candidatos nas Eleições 2026