Home Politica Projeto garante rota de fuga acessível em todos edifícios públicos ou de uso coletivo

Projeto garante rota de fuga acessível em todos edifícios públicos ou de uso coletivo

por admin
0 Comente
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Jonas Donizette fala durante reunião de comissão
Jonas Donizette quer fortalecer presença de pessoas com deficiência em espaços de convivência

O Projeto de Lei 4726/23 torna obrigatória a existência de rotas de fuga e de saídas de emergência acessíveis em todos os edifícios públicos ou de uso coletivo. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera a Lei de Acessibilidade.

Atualmente, a legislação prevê que ao menos um dos itinerários que comuniquem horizontal e verticalmente as dependências do edifício com o exterior cumpra os requisitos de acessibilidade.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência também obriga a presença de saídas de emergência acessíveis em teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, locais de espetáculos e de conferências.

Segundo o autor, deputado Jonas Donizette (PSB-SP), a iniciativa reforça a inclusão das pessoas com deficiência nos espaços de convivência. “A existência de rotas de fuga e saídas de emergência não ficará restrita apenas a espaços de lazer. Haverá, assim, a ampliação da previsão para os demais edifícios públicos e de uso coletivo, assegurando mais essa ferramenta de proteção e de inclusão às pessoas com deficiência”, defendeu o parlamentar.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Desenvolvimento Urbano; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  • Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.