Casa Cidades Prefeitura de BETIM / MG – Saúde em ação contra o Aedes aegypti (LIRAa)

Prefeitura de BETIM / MG – Saúde em ação contra o Aedes aegypti (LIRAa)

por Editor
2 visualizações

→ A Prefeitura de Betim iniciou nesta segunda-feira (13), o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) para conhecer o atual cenário da infestação do mosquito transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika no município. Cerca de 8 mil imóveis de todos os bairros da cidade receberão a visita dos agentes de combate a endemias (ACEs), que irão recolher amostras de larvas de mosquitos para análise. O trabalho de campo ocorre até o dia 24 de maio e os índices de infestação deverão ser conhecidos na primeira quinzena de junho. O resultado do LIRAa direcionará as ações de controle e eliminação do Aedes aegypti nos próximos meses em Betim.

O LIRAa permite identificar de forma rápida, por meio de amostragem, as áreas da cidade com maiores índices de positividade para larvas do Aedes aegypti, bem como os tipos de criadouros predominantes. Nos locais que apresentarem infestação, os ACEs reforçarão as visitas domiciliares para monitoramento e eliminação dos criadouros de larvas e serão realizadas ações de limpeza, além de atividades educativas para conscientizar a população sobre as formas de evitar a proliferação do mosquito.

Betim está passando, em 2024, pela maior epidemia de dengue e chikungunya de todos os tempos. Desde janeiro, a prefeitura vem intensificando as ações de combate ao mosquito, com a realização de mutirões de limpeza, aplicação de larvicidas nos criadouros e adulticidas com bomba costal, além de ações multissetoriais para contenção dos focos nas áreas que apresentam maior infestação.

Na área assistencial, a prefeitura reforçou a rede pública de saúde com a abertura de dois Centros de Acolhimento Especializado para Dengue (Centro AED) e uma unidade de hidratação dedicada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte para atendimento das pessoas com sintomas de arboviroses. Em 11 de abril, o município iniciou a vacinação contra a dengue no município para crianças de 10 a 14 anos.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, foram registrados na cidade, de 1º de janeiro a 8 de maio, 34.982 casos prováveis de dengue. Destes, 14.827 casos foram confirmados e 11 óbitos em decorrência da doença foram registrados. Em relação à chikungunya, foram registrados 1.398 casos prováveis, sendo 1.104 confirmados e dois óbitos pela doença.

“A população tem papel fundamental no combate ao Aedes aegypti, uma vez que, segundo o último LIRAa, realizado em outubro de 2023, 97,3% dos focos do mosquito estão dentro dos imóveis. Além da limpeza de suas casas, evitando a água parada e eliminando os recipientes que podem ser usados como criadouros, as pessoas podem colaborar com o trabalho da prefeitura, recebendo os ACEs em suas casas, permitindo a realização do LIRAa e das demais ações de monitoramento”, orienta a diretora de Vigilância em Saúde, Fábia Ariane e Fonseca.

Fonte: Prefeitura de Betim/MG

→ Siga, compartilhe, comente e deixe seu like, assim conseguiremos levar as informações e notícias a toda comunidade de Betim e região.

Disponível em:

Instagram:  @jornaldeminasoficial

https://tvbetim.com.br

→  Tv Betim, Jornal de MinasRádio Betim  –  Juntos, por você, por Minas e pelo Brasil

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®