Plantio do milho segunda safra avança com chegada de chuvas

Plantio do milho segunda safra avança com chegada de chuvas

A estiagem atrasou o plantio do milho em propriedades do interior paulista. Em uma delas, o cultivo já está mais avançado. O plantio foi feito no fim de agosto, mesmo sem o volume de chuva ideal, e só foi possível graças ao sistema utilizado na lavoura.

A falta de chuva impediu que o trabalho começasse no período previsto, em setembro. Com a melhora das condições climáticas, os produtores têm aproveitado os momentos em que o tempo ajuda para acelerar o plantio, que ocorre em uma área de 220 hectares.

A área, que antes era cultivada com soja, passou um período com crotalária e braquiária, uma estratégia usada para melhorar as condições do solo antes do novo cultivo.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de milho que está em andamento deve ser 13% maior que a anterior, atingindo mais de 1,8 milhão de toneladas.

Em outra propriedade, em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), a área já está cultivada. O sistema de irrigação tem ajudado a manter o plantio dentro do cronograma previsto, mesmo com a irregularidade das chuvas.

A lavoura tem quase 200 hectares, com produção estimada em mais de 2 mil toneladas. No ano passado, a saca de 60 quilos foi comercializada a cerca de R$ 50, e a expectativa é de que o valor chegue a R$ 70 no próximo ano.

Veja a reportagem exibida no programa em 09/11/2025:

Plantio do milho segunda safra avança com chegada de chuvas

Postagens relacionadas

Com juro alto, governo vê desaceleração maior do PIB neste ano e inflação ainda acima da meta

Azeites proibidos: como comprar produtos de boa qualidade

Greve de pilotos da Latam no Chile cancela 173 voos