Muitas pessoas acreditam que pedir aposentadoria é apenas entrar no site do Meu INSS e clicar no botão “solicitar benefício”. Mas a verdade é que essa decisão pode definir o valor que você vai receber para o resto da vida – e um erro pode custar caro.
O planejamento previdenciário é um estudo personalizado da sua vida de trabalho, suas contribuições e do melhor momento para pedir o benefício. Ele serve para evitar que você se aposente com um valor menor do que poderia receber ou, pior, tenha o pedido negado e perca meses esperando uma resposta.
Com um bom planejamento, é possível:
Aproveitar períodos esquecidos – como trabalho rural, tempo como autônomo ou atividades especiais (insalubres/perigosas);
Corrigir erros no CNIS – garantindo que todas as contribuições sejam contadas;
Escolher a regra mais vantajosa – entre as várias regras de transição criadas após a Reforma da Previdência;
Simular valores – para saber se vale a pena esperar alguns meses ou anos para aumentar o benefício.
Além de garantir segurança jurídica, esse estudo evita retrabalho e processos desnecessários. Em alguns casos, o aumento no valor da aposentadoria pode chegar a centenas de reais por mês – e isso faz muita diferença ao longo dos anos.
Reflexão final: Você já sabe exatamente quanto tempo de contribuição tem e qual seria o melhor momento para se aposentar? Será que você não está deixando dinheiro na mesa por falta de planejamento?
—————
Por: Dra. Ingrid Dialhane – Advogada Previdenciária