PL da Dosimetria: relator no Senado diz que há pouca probabilidade de o projeto virar anistia


Relator vê pouca chance do PL da dosimetria virar anistia no Senado
O relator do Projeto de Lei da Dosimetria no Senado, senador Esperidião Amin (PP-SC), afirmou nesta quarta-feira (10) que considera baixa a probabilidade de que a proposta seja transformada em uma forma de anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
“Chance tem! Probabilidade, pouca!”, disse o senador ao blog nesta tarde.
Mais cedo, Amin não descartou a possibilidade de inserir no projeto um parágrafo sobre anistia aos envolvidos no 8 de janeiro, no texto votado pela Câmara dos Deputados. “O que que impede?”, respondeu Amin após ser questionado pela imprensa sobre a possibilidade.
Senador Esperidião Amin (PP-SC) em 9 de dezembro de 2025
Carlos Moura/Agência Senado
A fala aconteceu durante o encontro para entrega da versão do projeto aprovado pela Câmara entre ele e o relator da proposta na casa ao lado, Paulinho da Força (Solidariedade-SP).
O PL da Dosimetria foi aprovado na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta e propõe ajustes no cálculo das penas.
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), disse nesta quarta-feira (10) que o projeto deve ser votado na próxima quarta-feira (17).
Segundo o senador, após a aprovação pela CCJ o texto seguirá diretamente para apreciação do Plenário no mesmo dia.
O chamado “PL da Dosimetria” prevê que:
O crime de golpe de Estado, que tem pena maior (de 4 a 12 anos), deve absorver o de abolição violenta do Estado Democrático de Direito (de 4 a 8 anos);
A progressão de pena seja mais rápida do que a atual, permitindo a saída do regime fechado após cumprimento de um sexto da pena. Atualmente, a lei exige um quarto.
Se o projeto for aprovado também no Senado, o ex-presidente Jair Bolsonaro – condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por comandar um plano para dar um golpe de Estado – pode ter a pena reduzida e passar menos tempo na cadeia.

Postagens relacionadas

Duas startups acreanas são escolhidas em programa que destina recursos na área de bioeconomia

Câmara dos EUA aprova texto para barrar tarifas de Trump contra Canadá | G1

Toffoli demonstrou resistência, mas se convenceu de que deixar relatoria era melhor caminho; saída preserva atos do inquérito