PF faz buscas e apreensões contra Silas Malafaia e impõe proibição de deixar o país

PF faz buscas e apreensões contra Silas Malafaia e impõe proibição de deixar o país


Pastor Silas Malafaia é alvo de buscas da PF
A Polícia Federal cumpriu, no início da noite desta quarta-feira (20), mandado de busca pessoal e de apreensão de celulares contra o pastor Silas Malafaia no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.
A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da PET nº 14129, que apura tentativa de obstrução de Justiça ligada à trama golpista.
Medidas cautelares
Além da apreensão de aparelhos, Malafaia foi alvo de medidas cautelares diversas da prisão, entre elas:
proibição de deixar o país;
proibição de manter contato com outros investigados.
Abordagem no aeroporto
O pastor foi abordado por agentes federais ao desembarcar de um voo proveniente de Lisboa. Ele foi conduzido para as dependências do aeroporto, onde presta depoimento à PF.
O pastor Silas Malafaia discursa em ato de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na Avenida Paulista, em São Paulo. O evento, chamado de ‘Reaja Brasil’, foi feito ’em defesa do fim da censura, pela liberdade de expressão e pela anistia já’, no domingo, 3 de agosto de 2025
Felipe Rau/Estadão Conteúdo
O que diz a PGR
As medidas foram pedidas ao STF pela Polícia Federal. A Procuradoria-Geral da República (PGR) também se manifestou favoravelmente às medidas, em parecer do último dia 15.
Para o procurador-geral, Paulo Gonet, a PF obteve diálogos e publicações nos quais Malafaia ” aparece como orientador e auxiliar das ações de coação e obstrução promovidas pelos investigados Eduardo Nantes Bolsonaro e Jair Messias Bolsonaro”.
“Impõe-se concluir que estão associados no propósito comum, bem como nas práticas dele resultante, de interferir ilicitamente no curso e no desenlace da Ação Penal n. 2668 [da tentativa de golpe], em que o ex-presidente figura como réu”, disse Gonet.

Postagens relacionadas

STF marca para esta quinta interrogatório de deputados do PL acusados de desviar emendas

Amorim diz por que Brasil não acolheu novo embaixador de Israel: ‘Humilharam o nosso lá’

Itamaraty ignora indicação de embaixador, e Israel ‘rebaixa’ relações com o Brasil; ‘Eles humilharam nosso embaixador lá’, diz Celso Amorim