Home Mundo ONU rejeita operação de retirada de civis em Rafah | CNN Brasil

ONU rejeita operação de retirada de civis em Rafah | CNN Brasil

por elizabethmatravolgyi
0 Comente
onu-rejeita-operacao-de-retirada-de-civis-em-rafah-|-cnn-brasil

A ONU se posicionou contra o plano de Israel de retirar civis de Rafah, nesta sexta-feira (9). A organização alega que o local recebe mais da metade dos deslocados internos e que seria impossível fazer uma operação dessa magnitude.

“Estamos extremamente preocupados com o destino dos civis em Rafah”, disse o porta-voz da ONU Stephane Dujarric na sexta-feira (9). “O que está claro é que as pessoas precisam ser protegidas”, afirma.

“Nós não apoiaríamos de forma alguma o deslocamento forçado, o que vai contra o direito internacional”, complementa.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou aos militares do país que elaborassem um plano duplo para evacuar civis palestinos de Rafah no sul de Gaza e derrotar os últimos combatentes do Hamas.

Mais da metade dos 2,3 milhões de pessoas de Gaza estão abrigados em Rafah, muitos deles presos contra a cerca da fronteira com o Egito e vivendo em tendas improvisadas.

“A densidade sem precedentes da população de Rafah torna quase impossível proteger civis em caso de ataques terrestres”, disse na sexta-feira o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários.

“O congestionamento em Rafah chegou a um ponto onde as rotas normais são bloqueadas por tendas montadas por famílias que procuram qualquer espaço limpo e plano disponível.”

A guerra em Gaza já deixou mais de 27 mil pessoas mortas.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.