Casa Economia ONS começa a importar energia do Uruguai para fornecer ao Rio Grande do Sul

ONS começa a importar energia do Uruguai para fornecer ao Rio Grande do Sul

por Editor
3 visualizações
ons-comeca-a-importar-energia-do-uruguai-para-fornecer-ao-rio-grande-do-sul

As subestações fazem a conexão com o sistema interligado nacional e seu desligamento pode sobrecarregar o sistema no estado.

O sistema interligado de energia tem uma conexão com o Uruguai por uma linha de transmissão, na fronteira do país com o Rio Grande do Sul.

Segundo o Ministério de Minas e Energia e o ONS, a importação foi programada para o período de 06h30 às 11h30 e de 14h às 19h30 desta sexta-feira (3).

Na quarta-feira (1º), o ONS desativou a subestação de energia Nova Santa Rita, que faz a conexão com o sistema interligado nacional, por questões de segurança, depois do alagamento do pátio da unidade.

“Isso fragiliza a conexão entre os sistemas de transmissão e deixa os sistemas remanescentes sobrecarregados e mais suscetíveis a novas contingências que podem levar a cortes de cargas”, disse a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em nota.

Segundo a Aneel, na quinta-feira (2), outras instalações importantes no estado haviam sido desligadas: linhas de transmissão Venâncio Aires/Cidade Industrial e Lajeado 2/Lajeado 3, além da subestação Candelária.

Em nota, a Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), que é responsável pela usina, afirmou que o rompimento “não traz aumento significativo nas vazões”.

Além disso, por causa das chuvas, o reservatório da usina Dona Francisca chegou perto do nível máximo na quinta-feira (2). Segundo o ONS, foram adotadas medidas para impedir o aumento do nível de água do reservatório.

O ONS também afirmou que acompanha a situação da usina Passo Real, “cujo nível do reservatório está com uma elevação significativa”. Segundo o operador, há necessidade de aumentar a vazão de água da usina.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®