Casa Mundo Narendra Modi reivindica vitória “histórica” em eleição da Índia | CNN Brasil

Narendra Modi reivindica vitória “histórica” em eleição da Índia | CNN Brasil

por salvadoroliveira
6 visualizações
narendra-modi-reivindica-vitoria-“historica”-em-eleicao-da-india-|-cnn-brasil

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, declarou vitória na eleição geral do país, mesmo enquanto os votos continuam sendo contados.

Modi fez um discurso na sede do Partido Bharatiya Janata (BJP) em Nova Délhi.

“Hoje é um dia glorioso… a Aliança Democrática Nacional (NDA) vai formar o governo pela terceira vez, somos gratos ao povo”, disse ele, referindo-se às iniciais de sua aliança.

“Esta é uma vitória para a maior democracia do mundo. Esta é uma vitória da lealdade do país à Constituição, uma vitória para 1,4 bilhão de pessoas da Índia”, adicionou.

Os apoiadores jogaram pétalas de rosas no líder indiano enquanto ele se dirigia ao palco. Gritos de “Modi! Modi! Modi!” reverberaram pela multidão enquanto o premiê falava.

Mais cedo, ele fez uma publicação no X: “As pessoas depositaram a sua fé na NDA (Aliança Democrática Nacional), pela terceira vez consecutiva! Este é um feito histórico na história da Índia”, escreveu.

People have placed their faith in NDA, for a third consecutive time! This is a historical feat in India’s history.

I bow to the Janata Janardan for this affection and assure them that we will continue the good work done in the last decade to keep fulfilling the aspirations of…

— Narendra Modi (@narendramodi) June 4, 2024

Os primeiros resultados sugerem que o BJP pode ter que contar com parceiros de coalizão para formar um governo. Isso inclui dezenas de partidos da NDA, um grupo liderado pelo BJP que está no poder desde sua primeira eleição, em 2014.

Embora os resultados finais ainda estejam pendentes, a aliança de Modi está se aproximando de ganhar 272 assentos no Parlamento indiano, de acordo com o site da Comissão Eleitoral, o número mínimo necessário para formar um governo.

Assim, mesmo com uma possível vitória no Parlamento, o partido do primeiro-ministro não deve conseguir “maioria esmagadora” das cadeiras do Legislativo.

Também há a expectativa de que a principal coalizão de oposição, chamada de INDIA, consiga ampliar o número de assentos no Parlamento, dificultando a aprovação de mudanças constitucionais num provável terceiro mandato de Modi.

Os resultados completos são esperados nas próximas horas.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®