Home Mundo Mortes por violência de gangues no Haiti aumentam em 2024, diz relatório da ONU | CNN Brasil

Mortes por violência de gangues no Haiti aumentam em 2024, diz relatório da ONU | CNN Brasil

por reuters
0 Comente
mortes-por-violencia-de-gangues-no-haiti-aumentam-em-2024,-diz-relatorio-da-onu-|-cnn-brasil

A violência das gangues no Haiti já matou mais de 1.500 pessoas neste ano, enquanto dezenas foram linchadas pelas chamadas brigadas de autodefesa, informou o escritório de direitos humanos da ONU nesta quinta-feira.

As devastadoras guerras entre gangues no Haiti se intensificaram nas últimas semanas, com rivais fortemente armados desencadeando novas ondas de ataques, incluindo invasões a delegacias de polícia e ao aeroporto internacional. O primeiro-ministro Ariel Henry anunciou sua renúncia em 11 de março.

“Todas essas práticas são ultrajantes e têm que parar imediatamente”, disse o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Turk, em uma declaração divulgada juntamente com um relatório da ONU que descreve a situação “cataclísmica” no país caribenho.

O relatório documenta 4.451 assassinatos no ano passado e 1.554 até 22 de março, em meio à escalada da violência. As mortes resultaram de assassinatos em casas de moradores devido ao suposto apoio de civis à polícia ou a gangues rivais, ou em ruas densamente povoadas devido a fogo cruzado ou atiradores de elite, segundo o relatório da ONU. Em um caso, a vítima foi um bebê de três meses.

Além disso, 528 pessoas suspeitas de ligações com gangues foram linchadas no ano passado e outras 59 este ano por brigadas armadas que pretendem preencher a lacuna de segurança deixada pela polícia, informou o escritório de direitos da ONU.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

A Tv Betim, em sintonia com a Rádio Betim e o Jornal de Minas, forma uma rede dinâmica que vai muito além dos limites convencionais da comunicação. Nossa proposta é clara: estabelecer diretrizes para Conteúdo e Programação, guiando a inclusão e priorizando parcerias estratégicas. Estamos comprometidos com a produção e coprodução de conteúdos digitais, adaptando-nos continuamente às diversas multiplataformas.

– Não somos apenas um meio de comunicação e informação; somos um novo canal que oferece soluções e produtos múltiplos, conectando e divulgando seus produtos e serviços a nível nacional, através do canal Web e outras plataformas.

Nossa estratégia vai além da simples transmissão. Focamos na ascensão social, proporcionando oportunidades excepcionais de novos negócios, relacionamentos sólidos e lucros substanciais para aqueles que investem no mercado mais cobiçado por grandes marcas. O potencial de consumo é imenso, e estamos aqui para guiar você nesse caminho de possibilidades.

– Na Tv Betim, acreditamos que a comunicação vai além do diálogo; é uma ponte para o crescimento, inovação e sucesso. Junte-se a nós nessa jornada de conexão, onde o seu impacto é a nossa prioridade.

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.