Casa Região Morre, aos 80 anos, o artista norte-mineiro Téo Azevedo; relembre a trajetória

Morre, aos 80 anos, o artista norte-mineiro Téo Azevedo; relembre a trajetória

por Editor
7 visualizações
morre,-aos-80-anos,-o-artista-norte-mineiro-teo-azevedo;-relembre-a-trajetoria


Ele estava internado no CTI do Hospital Dilson Godinho desde o dia 30 de abril e faleceu por volta das 3h deste sábado (11). O cantor, compositor e escritor tinha mais de 2.500 músicas gravadas. Téo Azevedo morreu aos 80 anos
Divulgação
Morreu na madrugada deste sábado (11) o artista norte-mineiro Téo Azevedo, aos 80 anos. Ele estava internado no CTI do Hospital Dilson Godinho desde o dia 30 de abril e faleceu por volta das 3h. A causa da morte foi encefalite – uma doença rara que causa Inflamação do cérebro- somada a meningite fungica, segundo a família.
Nascido em Alto Belo, distrito de Bocaiuva, Téo era um ícone da cultura regional. O cantor, compositor e escritor tinha mais de 2.500 músicas gravadas, três mil trabalhos, 100 histórias de cordel escritas e 12 livros publicados. Muitas músicas foram interpretadas por grandes ícones da música brasileira como Zé Ramalho e Luiz Gonzaga.
Em 2013, o artista foi vencedor do prêmio Grammy Latino nos Estados Unidos com o álbum “Salve Gonzagão 100 anos”, na categoria melhor álbum de raiz. O artista completou 80 anos em junho de 2023 e foi homenageado na 30ª edição da Festa Nacional do Pequi.
“A festa tem no seu DNA, na sua realização a valorização de todas as coisas do cerrado, e os 80 anos do Téo foi o melhor motivo pra gente nos reunir em torno da cultura do cerrado, em torno da cultura geraizeira. Ele fez a festa, trouxe muitos amigos, promoveu muitos violeiros, trouxe a Folia de Alto Belo e deu uma alma diferente e se proclamou mais uma vez como rei do pequi”, relembrou a secretária de Cultura, Júnia Rebelo, em entrevista à Inter TV.
“Ele sempre buscou o incentivo a toda cultura popular da região, então quando a gente fala de Téo Azevedo, a gente fala do artista que nos representa, que tem a alma norte-mineira, que tem o andar e o canto de Alto Belo, das folias de reis de toda a região e que colocou isso em nível internacional que nos levou a outros patamares”, disse a secretária.
O corpo do artista está sendo velado no Memorial Santa Casa onde familiares e amigos prestam homenagens. A partir das 18h, o velório será realizado no distrito de Alto Belo, onde também acontecerá o sepultamento neste domingo (12), às 16 horas, no Memorial Téo Azevedo.
“A importância de Téo Azevedo na cultura popular é extraordinária. […] Ele foi um lutador incansável pela cultura popular catrumana. É um grande vazio que nós vamos sentir, deixa uma lacuna muito grande a perda desse grande defensor da nossa cultura”, lamentou o amigo e compositor, Tino Gomes.
Notas de pesar
A Universidade Estadual de Montes Claros divulgou nota de pesar e disse que Téo Azevedo deixou um legado“para a cultura e as artes, especialmente, para a música de raiz e arte catrumana, com uma elevada contribuição para a preservação da nossa história, dos nossos costumes e de nossas tradições”.
Na nota, a Unimontes destacou os trabalhos desenvolvidos pelo artista.
“Entre os trabalhos produzidos por Téo Azevedo em parceria com a Unimontes está a gravação do CD “Choro do Cerrado”, viabilizada por meio do Projeto Roda de Choro, que contou também com o apoio do Conservatório Estadual de Musica Lorenzo Fernandez (CELF). O CD reúne gravações de músicas do cantor e compositor”.
A Prefeitura de Montes Claros também divulgou se manifestou por meio de nota e se solidarizou com a família do artista.
“Emudece neste 11 de maio, aquele que dedilhava a viola e era considerado um defensor das últimas trincheiras da cultura popular de resistência do Brasil com “s” que tinha o costume de falar. Téo Azevedo era considerado um Menestrel Sertanejo que, por meio da sua arte, espraiou a cultura norte-mineira por este mundo afora, em milhares de canções e dezenas de livros”.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®