Home Mundo Moradores e ativistas de região da Ucrânia removem todos os monumentos da era soviética | CNN Brasil

Moradores e ativistas de região da Ucrânia removem todos os monumentos da era soviética | CNN Brasil

por tiagotortella
0 Comente
moradores-e-ativistas-de-regiao-da-ucrania-removem-todos-os-monumentos-da-era-sovietica-|-cnn-brasil

A região ucraniana de Lviv se tornou a primeira do país a remover todos os seus monumentos da era soviética, anunciou o governador nesta terça-feira (30), como parte de um esforço mais amplo durante a guerra para apagar todos os vestígios do domínio russo.

A Ucrânia lançou uma campanha de “descomunização” depois que uma revolução, em 2014, derrubou um presidente pró-Moscou. Esse esforço continua enquanto o país luta contra a invasão russa, que dura quase dois anos.

O governador Maksym Kozytskyi disse que 312 monumentos foram removidos no ano passado na região de Lviv, que faz fronteira com a Polônia, por ativistas e moradores.

“Nem um centavo do orçamento regional foi gasto para derrubar esses ‘ídolos’”, escreveu o governador no aplicativo de mensagens Telegram.

Milhares de ruas e assentamentos na Ucrânia, que declarou independência da União Soviética em 1991, também foram renomeados nos últimos anos como parte da iniciativa.

Na semana passada, o prefeito de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, propôs renomear a rua Pushkin, que está localizada no centro da cidade e leva o nome de um famoso autor russo, para homenagear um proeminente filósofo ucraniano.

No mês passado, as autoridades da capital ucraniana, Kiev, desmontaram uma estátua de um comandante do Exército Vermelho em uma avenida central.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.