Casa Todas Noticias Monsenhor Paulo: um modelo de inclusão e igualdade política

Monsenhor Paulo: um modelo de inclusão e igualdade política

por Editor
17 visualizações

Município é um dos poucos do Brasil com alta representatividade de mulheres na Câmara e no Executivo, com a prefeita Letícia Belat


Com quatro vereadoras e a prefeita, Monsenhor Paulo é exemplo de igualdade política — Foto: Crédito: Divulgação

As mulheres são a maioria da população e do eleitorado brasileiro, mas ainda estão longe da igualdade política no país. Elas estão à frente de apenas 12% das prefeituras do Brasil e representam apenas 16% das Câmaras Municipais, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cenário oposto do vivido em Monsenhor Paulo, um modelo de inclusão.

Além da prefeita Letícia Belato (MDB), eleita com 75% dos votos válidos, Monsenhor Paulo tem quatro vereadoras de um total de nove edis. Ou seja, uma alta representatividade feminina de 44% na casa de leis com as vereadoras Bárbara Amorim Xavier (MDB), Maria Auxiliadora Calheiros Teixeira (MDB), Maria Aparecida Juventino Cunha (MDB) e Sonia Maria Venancio Soares (DEM).

Assim, a presença e a voz das mulheres ecoam de maneira forte na cidade, moldando o futuro com determinação e o olhar de cuidado e carinho. À frente dessa transformação está a prefeita Letícia Belato, uma liderança comprometida com o desenvolvimento sustentável e a igualdade de gênero. Sua presença não apenas inspira, mas também abre portas para um novo capítulo na história política do município.

“Fico extremamente realizada em ajudar a despertar esse interesse nas mulheres, pois acredito que elas têm um olhar especial para a administração, focado no desenvolvimento humano, sempre com muita dedicação, sensibilidade e comprometimento”, conta a prefeita de Monsenhor Paulo, que faz parte do seleto grupo de apenas 658 cidades comandadas por mulheres em todo o país.

Além da prefeita Letícia Belato (MDB), eleita com 75% dos votos válidos, Monsenhor Paulo tem quatro vereadoras — Foto: Crédito: Divulgação

Além da prefeita, Monsenhor Paulo tem uma Câmara Municipal onde as vozes femininas ressoam com destaque. A cidade ostenta um dos mais altos índices de participação feminina em todo o Estado de Minas Gerais.

“E não são apenas números. As mulheres são agentes de mudança, vozes que precisam ser ouvidas e que fazem a diferença da política”, diz Letícia Belato. A prefeitura conta ainda com mulheres à frente das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

A prefeitura de Monsenhor Paulo conta ainda com mulheres à frente das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social: Secretárias e a prefeita em comemoração do Dia da Mulher — Foto: Crédito: Divulgação

Prefeitura de Monsenhor Paulo conteúdo de responsabilidade do anunciante

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®