Home Brasil Minas Gerais decreta epidemia de dengue após seis mortes | CNN Brasil

Minas Gerais decreta epidemia de dengue após seis mortes | CNN Brasil

por dudacambraia
0 Comente
minas-gerais-decreta-epidemia-de-dengue-apos-seis-mortes-|-cnn-brasil

A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (MG) decretou que o estado passa por uma epidemia de dengue após registrar seis óbitos em diversas cidades, entre elas Sete Lagoas, Alfenas, Monte Belo e Belo Horizonte.

As mortes apontam uma letalidade de 1,23% da doença, e atingiram vítimas de diversas faixas etárias, inclusive, uma criança com idade entre 1 e 9 anos. As demais vítimas eram adultos e idosos.

Ainda, segundo o órgão, os óbitos com suspeita da doença têm 60 dias, a partir da data de notificação, para serem investigados e encerrados, em que a conclusão pode ser alterada neste período.

Segundo o Painel de Monitoramento de Casos, atualizado nesta sexta-feira (2), apenas na última semana de janeiro, o estado registrou mais de 7 mil casos da doença, cerca de três mil casos a mais do que na mesma época do ano passado.

Estado segue em situação de emergência

Desde o último sábado (27), o estado mineiro se encontra em situação de emergência em razão da nova onda de casos de dengue e chikungunya registrada nas primeiras semanas de 2024.

No mesmo dia, o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, se pronunciou e disse que esse mecanismo é fundamental para tempo de resposta imediato de estados e municípios no enfrentamento da dengue.

“Essa resposta diz respeito a compra de serviços como os drones, compra de insumos como soros, contratação de médicos, enfermeiros, testes de enfermagem para poder ampliar esse atendimento de forma imediata em todos os 853 municípios mineiros”, disse Baccheretti.

Além disso, o secretário alertou a população sobre as medidas que podem auxiliar no combate à dengue ao lembrar que os focos da doença podem estar dentro de casa.

“Vale a pena lembrar que os focos estão dentro da nossa casa. Não podemos deixar esse mosquito continuar afetando tanta nossa vida e a gente depende muito de cada um para que isso não aconteça”, afirmou o secretário.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.