Casa Mundo México sofre com apagões em meio a onda de calor | CNN Brasil

México sofre com apagões em meio a onda de calor | CNN Brasil

por tiagotortella
8 visualizações
mexico-sofre-com-apagoes-em-meio-a-onda-de-calor-|-cnn-brasil

Vários estados do México estão registrando apagões neste mês, devido à alta demanda de energia e a uma queda na capacidade de geração elétrica, informou o Centro Nacional de Controle de Energia (Cenace) em um comunicado. Dependendo do local, eles ocorreram por minutos ou até por horas.

Cerca de 19 regiões foram afetadas pelos apagões, incluindo a da capital Cidade do México, segundo relatos de usuários em redes sociais e meios locais.

Na sua habitual coletiva de imprensa da manhã, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que os apagões na terça-feira (7) foram registrados pela intensa onda de calor que se alastra em grande parte do território mexicano.

“O Cenace, que controla a distribuição de energia, tem sistemas de alerta, e estabeleceu o alerta por pouco tempo. E não foi o país todo que sofreu com apagões”, ressaltou López Obrador.

Esses alertas buscam informar os mexicanos se, por algum motivo, o Sistema Elétrico Nacional (SEN) entrar em estado operacional de emergência, o que pode resultar em cortes de energia em todo o país.

Eles também podem ser ativados por fenômenos naturais extremos, como furacões, tempestades, ondas de calor ou frio extremo.

“Felizmente foi reestabelecido de novo todo o sistema de energia elétrica”, destacou o chefe de Estado, que pontuou que se tratou de algo excepcional e que foi um evento “inesperado”.

Neste mês, o Cenace informou em um comunicado que algumas usinas elétricas saíram de operação ou diminuíram a geração de eletricidade. Por isso, em duas ocasiões, o Sistema Interligado Nacional (SIN) entrou em estado operacional de emergência.

O primeiro alerta foi iniciado às 17h04, no horário local, sendo encerrado às 17h52, após ser alcançada uma demanda de 48.472 MW. O segundo alerta do dia começou às 19h10, no horário local, com uma a alta demanda de energia elétrica e redução na capacidade de geração.

Às 20h10, foi iniciada a reconexão do suprimento elétrico afetado, segundo o Cenace.

A CNN pediu informações à Comissão Federal de Eletricidade (CFE) e ao Cenace, mas até o momento não recebeu resposta.

Na sua conta da rede social X, o senador Julen Rementeria garantiu que solicitou em 19 de junho de 2019 à Comissão de Energia o comparecimento do titular do Cenace, Ricardo Octavio Mota, para explicações sobre os apagões.

Ele também compartilhou um vídeo de 17 de junho de 2021 em que alertava sobre o tema.

Os cortes de energia no México acontecem em meio às altas temperaturas que afetaram grande parte do país durante uma onda de calor.

Na terça-feira (7), o país registrou um novo recorde na Cidade do México ao atingir os 33,4 °C, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), nas instalações do Observatório de Tacubaya. Este número superou o recorde de 7 de maio de 2003, de 33 °C.

As altas temperaturas registradas no México neste ano provocaram o aumento do uso de energia em empresas e residências, com a utilização de ventiladores elétricos para tentar diminuir o calor.

Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

espanhol

versão original

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®