Derrite apresenta quarta versão do projeto Antifacção
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta quinta-feira (13), no Palácio do Planalto, com ministros que foram governadores para tratar de segurança pública.
A reunião foi convocada nesta quarta-feira (12), dia de grande movimentação no Executivo e no Congresso Nacional em torno do projeto de lei antifacção, que estava na pauta da Câmara mas teve a análise adiada.
Segundo a TV Globo apurou, dos nove ministros presentes à reunião com Lula, seis foram governadores e lidaram diretamente com segurança pública quando administraram seus estados.
São eles:
Rui Costa (Casa Civil), ex-governador da Bahia
Waldez Góes (Integração), ex-governador do Amapá
Renan Filho (Transportes), ex-governador de Alagoas
Camilo Santana (Educação), ex-governador do Ceará
Geraldo Alckmin (Indústria e Comércio), ex-governador de São Paulo
Wellington Dias (Desenvolvimento Social), ex-governador do Piauí
De acordo com um dos participantes, o objetivo da conversa é fazer uma avaliação geral sobre o tema Lula quer ouvir as opiniões dos atuais ministros sobre o tema.
“É preciso saber o que fazer para resolver o problema da insegurança e montar um discurso. O assunto tem gerado muito engajamento”, disse um ministro.
Nesta quarta, governadores da direita se reuniram com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Eles pediram e conseguiram o adiamento da votação do projeto contra facções.
Desde a crise de segurança no Rio de Janeiro, no fim de outubro, o grupo tem atuado de forma unificada nas articulações de medidas de combate ao crime organizado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Lula reúne ministros que foram governadores para tratar de segurança pública
Lula reúne ministros que foram governadores para tratar de segurança pública