Lula propõe 2 de julho como o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil.

Lula propõe feriado nacional em 2 julho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional o projeto de lei que propõe reconhecer o 2 de julho como o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil.
A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do Brasil, em 1823, um ano após a Proclamação da Independência pelo imperador Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822.

O dia 2 de julho marca a Independência da Bahia e é feriado estadual.

Notícias relacionadas:

  • Cúpula do Brics leva Rio a decretar feriado no dia 7 de julho.
  • Presidentes vão flexibilizar tarifas comerciais do Mercosul.

“É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, afirma o presidente em vídeo postado nas redes sociais.

Nas imagens, Lula aparece ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), ambos ex-governadores baianos. O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira, outro baiano, também acompanhava o presidente.

“Isso não é conhecido da  História porque não está nos livros didáticos brasileiros. A aprovação desse projeto e a promulgação vão mostrar que além de D. Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa Independência”, acrescentou Lula.

O presidente embarcou nesta tarde para Salvador, onde cumprirá agenda de celebração do dia 2 de julho na Bahia. De lá, ele viajará diretamente a Buenos Aires, para participar da Cúpula do Mercosul, que ocorre nesta quinta-feira (3).

Postagens relacionadas

Câmara aumenta tempo mínimo para progressão de pena por homicídio

Marina Silva sofre novos insultos em comissão no Congresso

Povo tem que conhecer história de luta, diz Lula sobre 2 de julho