Início » Lula envia ao Congresso MP do reajuste das forças de segurança do DF e PL de carreiras da União

Lula envia ao Congresso MP do reajuste das forças de segurança do DF e PL de carreiras da União

por Redação
lula-envia-ao-congresso-mp-do-reajuste-das-forcas-de-seguranca-do-df-e-pl-de-carreiras-da-uniao


Presidente Lula, em imagem do fim de novembro
Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta segunda-feira (1º) uma medida provisória que reajusta o salário das forças de segurança do Distrito Federal e dos policiais militares do Amapá, Rondônia e Roraima. A medida entra em vigor imediatamente.
O governo também enviou ao Congresso um projeto de lei, em regime de urgência, sobre carreiras de servidores da União.
Segundo o Palácio do Planalto, as entregas fazem parte de um “ciclo de valorização do serviço público federal, com recomposição de quadros, reestruturação e criação de carreiras e cumprimento integral do compromisso assumido com as centrais sindicais durante o governo de transição”.
As duas propostas foram assinadas em cerimônia no Palácio do Planalto. Participaram do encontro ministros, parlamentares federais e do DF e representantes de entidades das forças de segurança da capital federal.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, as medidas são importantes para garantir a qualidade dos serviços públicos prestados para a população.
Sobre a medida provisória, Gleisi afirmou que “o governo cumpre, assim, suas obrigações constitucionais com a capital e com os ex-territórios valorizando os agentes de segurança pública”.
Em relação ao projeto de lei, a ministra disse que é um conjunto de 24 iniciativas sobre reestruturação e ampliação de cargos e gratificações.
Os salários do DF
O acordo para o reajuste da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do DF foi firmado em outubro, após longas rodadas de negociação entre a União e as categorias do DF.
Na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, os militares devem receber um reajuste salarial que varia de 19,6% a 28,4% – a depender da patente de cada um.
📌 O auxílio-moradia também vai ser reajustado em duas etapas: sendo 11,5% em dezembro de 2025 e os outros 11,5% em janeiro de 2026.
Já na Polícia Civil, o reajuste varia entre 24% e 27% – também, a depender da classe que o agente ocupa na corporação.
💵 A medida provisória entra em vigor assim que é publicada, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 180 dias para não ser cancelada. Como há acordo entre a União, o GDF e as categorias, a aprovação é tida como certa.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®