Início » Lula defende seriedade de Galípolo e diz que cenário de juros será corrigido com o tempo

Lula defende seriedade de Galípolo e diz que cenário de juros será corrigido com o tempo

por Redação
lula-defende-seriedade-de-galipolo-e-diz-que-cenario-de-juros-sera-corrigido-com-o-tempo

“Eu gostaria que todos os juros fossem zero, mas ainda não depende da nossa política econômica que não tem muito a ver com a taxação de juros”, afirmou Lula.

“O Banco Central é independente, o [Gabriel] Galípolo é um presidente muito sério, e eu tenho certeza de que as coisas vão ser corrigidas com o passar do tempo. Nós sabemos o que nós herdamos e nós não queremos ficar chorando o que nós herdamos”, prosseguiu.

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, em sessão solene da Câmara dos Deputados. — Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Sete altas

O Comitê de Política Monetária (Copom) do BC subiu a taxa básica da economia por sete vezes seguidas, mas analistas de instituições financeiras acreditam que, a partir de janeiro do ano que vem, esse processo deve se inverter, inaugurando um ciclo de cortes.

🔎A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. Serve de referência para calcular as taxas de empréstimos bancários e financiamentos, por exemplo. Ou seja, com a Selic alta, o crédito também fica mais custoso.

💰 Uma taxa de juros mais alta costuma ser eficiente para controlar a inflação, porque “esfria” a economia. O efeito colateral, no entanto, é reduzir o ritmo de crescimento do país.

Nos últimos dois anos, quando o Banco Central era presidido por Roberto Campos Neto, Lula fez uma série de ataques à política monetária – que, segundo ele, era feita contra os interesses do país.

Campos Neto foi indicado para o cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e apoiou a campanha de reeleição do antigo chefe, em 2022.

Banco Central divulga ata da reunião do Copom que decidiu aumentar a Selic para 15% ao ano

Banco Central divulga ata da reunião do Copom que decidiu aumentar a Selic para 15% ao ano

Plano Safra

O programa vai ofertar R$ 78,2 bilhões para financiamentos na temporada 2025-2026. Segundo o governo, os juros variam de 0,5% a 8% ao ano no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Ao todo, o plano promete movimentar R$ 89 bilhões entre crédito rural, compras públicas, seguro agrícola, assistência técnica, garantia de preço mínimo e outras ações.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®