João Fukunaga deixa presidência da Previ, maior fundo de pensão do país

João Fukunaga deixa presidência da Previ, maior fundo de pensão do país

Ele será sucedido por Márcio Chiumento, atual diretor de participações. Segundo a Previ, Fukunaga “foi convidado a assumir a diretoria de relações governamentais e ASG da EloPar”, holding criada em 2015 por BB e Bradesco para impulsionar empresas do grupo como a bandeira de cartão de benefícios Alelo. O executivo presidia a Previ desde março de 2023.

Chiumento é funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 2000 e tem “perfil técnico”, segundo a Previ. O executivo é graduado em Direito e possui MBA em Negócios Financeiros pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Veja os vídeos em alta no g1:

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Atualmente, Chiumento também integra o conselho de administração da Neoenergia e é vice-presidente do conselho de administração da Tupy.

A Previ afirmou que Fukunaga, durante sua gestão, impulsionou a modernização da entidade. Informou ainda que seu maior legado está na gestão do Plano 1 por meio da “aceleração da estratégia de imunização do passivo”.

Entre 2023 e 2025, a alocação em renda variável caiu de 32% para 18%, com cerca de R$ 30 bilhões desinvestidos e realocados em renda fixa, afirmou a Previ.

“Essa mudança reforçou a liquidez, garantiu aderência às obrigações do plano e superou uma meta de redução de alocação em renda variável prevista para 2030”, informou a instituição.

Desde 2024, a Previ realizou desinvestimentos em mais de 50 empresas, incluindo a antiga BRF, hoje MBRF, e Neoenergia, e reforçou a carteira de títulos públicos em mais de R$ 19 bilhões no período, disse Fukunaga em vídeo de despedida do posto.

Márcio Chiumento, novo presidente da Previ — Foto: Divulgação/Previ

Postagens relacionadas

Como Brasil se tornou 5º maior mercado de bets no mundo

Exploração da Foz do Amazonas: o que se sabe e o que falta saber

Trabalho Escravo: Operação resgata trabalhadores pelo país