Elaine Ribeiro São José de 38 anos foi morta dentro de casa
Redes sociais
A Polícia Civil indiciou o homem de 48 anos investigado por matar a ex-companheira em São Francisco, no Norte de Minas. Elaine Ribeiro São José, de 38 anos, foi morta dentro de casa com vários golpes de faca no dia 2 de novembro. (Leia mais abaixo)
O suspeito foi preso em flagrante momentos após o crime e permanece no sistema prisional. As investigações da Polícia Civil apontaram que ele agiu de forma premeditada.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
“O suspeito teria se aproveitado de um momento de vulnerabilidade da vítima, que estava em repouso dentro de casa, para atacá-la. Após os três primeiros golpes, a mulher ainda tentou se defender, mas foi novamente contida e atingida”.
Os laudos periciais constataram múltiplas lesões cortantes e contusas. O inquérito da Polícia Civil foi concluído com indiciamento do homem por feminicídio qualificado, por meio que dificultou a defesa da vítima e motivo fútil, majorado por descumprimento de medida protetiva.
Segundo a PCMG, o suspeito já havia sido preso por descumprir uma medida imposta pela Justiça, mas obteve alvará de soltura. No dia 24 de outubro, foi expedido um mandado de prisão para o cumprimento de uma pena de três anos e sete meses. Ele ficou foragido por nove dias, período em que cometeu o feminicídio.
“Trata-se de um crime brutal, praticado com extrema violência e motivado por um sentimento de posse. A investigação reuniu provas robustas que demonstram a premeditação e a crueldade do suspeito”, disse a delegada responsável pelo caso, Jennifer Reis, em nota enviada à imprensa.
Relembre o caso
O corpo de Elaine Ribeiro São José foi encontrado no quarto da residência pelo cunhado, no início da manhã de domingo (2). Ele acionou a polícia e relatou ter deixado a vítima em casa durante a madrugada, após retornarem de um evento familiar.
Pela manhã, o homem tentou contato por telefone, mas Elaine não atendeu. Ao passar em frente à residência, percebeu que o portão estava entreaberto, o que causou estranheza, já que ela costumava mantê-lo fechado.
Segundo a Polícia Militar, a vítima estava caída no chão, com cortes contusos na coxa. Uma faca suja de sangue foi encontrada próxima ao corpo. Os policiais também constataram marcas de sangue na cama, no chão do quarto e na sala.
A PM recebeu informações de que o suspeito do crime seria o ex-marido de Elaine, que a perseguia e fazia ameaças de morte constantemente. Ele foi encontrado ingerindo bebida alcoólica em um bar e resistiu à prisão, sendo necessário o uso de técnicas de imobilização.
Durante as buscas, os policiais localizaram uma bolsa contendo cartões e documentos pessoais em nome da vítima, além de um celular com capa rosa, que possivelmente pertencia à mulher.
O homem admitiu ter ido até a casa da vítima, mas negou ter cometido o crime. Ao ser questionado sobre os pertences encontrados com ele, se exaltou e afirmou que não falaria mais sobre o assunto.
A PM informou ainda que existiam três boletins de ocorrência registrados, nos quais ele aparece como autor e Elaine como vítima.
O que é feminicídio?
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.