Casa Mundo Índia: partidos entram em acordo e Modi apresenta pedido para formar governo | CNN Brasil

Índia: partidos entram em acordo e Modi apresenta pedido para formar governo | CNN Brasil

por salvadoroliveira
3 visualizações
india:-partidos-entram-em-acordo-e-modi-apresenta-pedido-para-formar-governo-|-cnn-brasil

A Aliança Democrática Nacional do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, apresentou formalmente nesta sexta-feira sua reivindicação de formar um governo, enquanto Modi prometeu que sua nova coalizão de 15 partidos se esforçaria pela unanimidade e seria bem-sucedida.

Os líderes da ADN encontraram-se com o presidente Draupadi Murmu e apresentaram a reivindicação da aliança, liderada pelo partido Bharatiya Janata (BJP) de Modi, para governar a nação mais populosa do mundo durante os próximos cinco anos, disseram canais de televisão e uma fonte do gabinete do presidente.

Esperava-se que Murmu convidasse formalmente Modi para formar um governo ainda nesta sexta-feira (7) e a posse seria marcada para domingo à noite, disseram, tornando-o primeiro-ministro por um histórico terceiro mandato consecutivo.

É a primeira vez numa década que o BJP – que obteve maiorias absolutas em 2014 e 2019 – necessita do apoio de partidos regionais para formar o governo, uma mudança que inicialmente assustou os mercados e preocupa os analistas sobre a certeza política e a disciplina fiscal.

“É sorte minha que todos vocês da ADN tenham me escolhido para liderar”, disse Modi depois que os legisladores da ADN votaram por unanimidade para que ele se tornasse o líder na primeira reunião da aliança após a contagem dos votos de 4 de junho e a declaração de resultados.

“Nenhuma aliança foi tão bem-sucedida quanto a ADN”, disse ele, depois que legisladores e líderes seniores bateram nas mesas e aplaudiram, com alguns de pé e gritando “Modi, Modi!” no salão central do antigo edifício do parlamento.

“Ganhamos a maioria… mas para governar o país é a unanimidade que é crucial… vamos lutar pela unanimidade”, disse ele, num sinal da mudança de estilo que o governo de coligação pode impor a um líder habituado a governar com mão forte.

O novo governo deve se concentrar em aumentar as poupanças da classe média e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, uma vez que “a classe média é a força motriz do país”, acrescentou Modi.

Líderes prometem manter coalizão

Os principais líderes da ADN – cujo apoio vacilou no passado à medida que entravam e saíam de alianças – elogiaram Modi e expressaram confiança na sua liderança.

“Estou confiante de que aquilo que falta, ele agora vai completar. Estaremos com ele em cada passo”, disse Nitish Kumar, ministro-chefe do estado oriental de Bihar, cujo partido Janata Dal (United) é o terceiro maior da coalizão, com 12 legisladores.

A mídia indiana disse que tanto o partido de Kumar quanto o partido Telugu Desam, o segundo maior com 16 legisladores, estão de olho no cargo de presidente da Câmara dos Deputados, enquanto o próprio BJP deverá manter quatro ministérios principais – Relações Exteriores, Defesa, Interior e Finanças.

O Janata Dal (United) também pretende que o novo governo reveja um sistema de recrutamento militar introduzido em 2022, ao abrigo do qual jovens homens e mulheres são alistados para um mandato de quatro anos em postos de não-oficiais, com apenas um quarto retidos por períodos mais longos.

Anteriormente, os soldados eram recrutados pelo exército, pela marinha e pela força aérea separadamente e podiam ficar nas forças por até 17 anos.

O mandato mais curto causou preocupação entre os potenciais recrutas e levou a tumultos em algumas partes do país, uma vez que foi visto como prejudicial às perspectivas de emprego.

A falta de empregos, além do aumento dos preços e da queda dos rendimentos, foram questões-chave nas eleições e levaram os eleitores a diminuir o apoio a Modi, de acordo com uma sondagem pós-eleitoral.

As negociações da coligação são um retrocesso a uma era anterior a 2014, quando Modi chegou ao poder com uma maioria absoluta para o seu BJP.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®