Home Mundo Houthis dispararam contra navio comercial que transportava milho do Brasil para o Irã, dizem EUA | CNN Brasil

Houthis dispararam contra navio comercial que transportava milho do Brasil para o Irã, dizem EUA | CNN Brasil

por Salma Freua
0 Comente
houthis-dispararam-contra-navio-comercial-que-transportava-milho-do-brasil-para-o-ira,-dizem-eua-|-cnn-brasil

O navio comercial alvo dos rebeldes Houthi no Mar Vermelho na segunda-feira (12) transportava milho do Brasil para o Irã, de acordo com o Comando Central dos EUA e o Departamento de Estado. A embarcação é de propriedade grega.

Esta parece ser a primeira vez que os Houthis atacam um navio com destino ao Irã, que fornece apoio ao grupo rebelde que controla partes do Iêmen.

Os Houthis já haviam assumido a responsabilidade pelo ataque, dizendo que se tratava de um navio dos EUA.

“Neste caso, parece que as atividades desestabilizadoras do Irã colocaram em perigo a segurança alimentar do povo iraniano”, disse um porta-voz do Departamento de Estado.

O navio não foi sujeito a sanções dos EUA porque transportava milho, que se enquadra numa exceção que cobre o fornecimento de alimentos, disse o porta-voz.

O porta-voz disse que o navio é propriedade da Star Bulk Carriers, “uma empresa de transporte marítimo global com sede na Grécia e proprietários parciais dos EUA”.

O navio sofreu danos leves e nenhum ferimento à tripulação, segundo o Comando Central dos EUA.

“Com uma projeção de 4,5 milhões de toneladas para este ano, os fluxos do Brasil representam a maior parte das importações de milho do Irã”, disse ele.

Os Houthis têm como alvo navios que fazem entregas para Israel no Mar Vermelho em resposta ao que chamam de “agressão” de Israel contra Gaza.

Apesar dos repetidos ataques contra armas houthi, o grupo rebelde apoiado pelo Irã prometeu continuar a atacar navios com ligações a Israel, aos EUA e ao Reino Unido.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

inglês

versão original

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.