Home Brasil Homem é preso com duas toneladas de cassiterita no Amazonas | CNN Brasil

Homem é preso com duas toneladas de cassiterita no Amazonas | CNN Brasil

por guilhermegama
0 Comente
homem-e-preso-com-duas-toneladas-de-cassiterita-no-amazonas-|-cnn-brasil

Nesta segunda-feira (22), policiais civis do 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP) prenderam, Eder Sebastião Corrêa, de 40 anos, e apreenderam cerca de duas toneladas de cassiterita avaliadas em R$ 400 mil. A ação ocorreu em um depósito localizado no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus (AM).

Conforme o delegado Ericson Tavares, titular da unidade policial, as investigações iniciaram há alguns dias, após a equipe policial receber denúncias sobre um depósito onde estaria sendo armazenado o minério.

“Com base na informação recebida, iniciamos as diligências e na manhã de hoje conseguimos localizar o depósito no bairro Novo Aleixo. Eder foi preso em flagrante, e também apreendemos um veículo dele, além de balanças de precisão e apetrechos usados para manipular o minério”, explicou o delegado.

A cassiterita, minério pouco conhecido, tem de grande valor no mercado de extração e beneficiamento, por isso é apelidado de “ouro negro”. O valor do quilo da cassiterita, no mercado interno é, em média, de R$ 115, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

O homem e o material apreendido serão encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas, onde será lavrado o flagrante de usurpação de patrimônio da União. A atividade de beneficiamento do minério depende de autorização do órgão ambiental competente e de concessão de lavra garimpeira emitida pela Agência Nacional de Mineração (ANM). 

(*Sob supervisão de Felipe Andrade)

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.