Home Mundo Haley parabeniza Trump por vitória em New Hampshire, mas diz que continuará na disputa | CNN Brasil

Haley parabeniza Trump por vitória em New Hampshire, mas diz que continuará na disputa | CNN Brasil

por tiagotortella
0 Comente
haley-parabeniza-trump-por-vitoria-em-new-hampshire,-mas-diz-que-continuara-na-disputa-|-cnn-brasil

A pré-candidata presidencial do partido Republicano Nikki Haley parabenizou Donald Trump por sua vitória nas primárias republicanas de New Hampshire nesta terça-feira (23), conforme projeção da CNN.

Ainda assim, a ex-governadora da Carolina do Sul advertiu que permanecerá na disputa.

“Quero parabenizar Donald Trump pela sua vitória esta noite. Ele mereceu, e quero reconhecer isso”, disse Haley pouco depois de a CNN ter projetado que Trump sairia vencedor nas primárias de New Hampshire.

Em seguida, destacou que a disputa no partido está “longe de terminar”, com muitos estados para sediar votações, enquanto ela espera ansiosamente pelas primárias em seu estado natal, a Carolina do Sul, em 24 de fevereiro.

“Tenho novidades para todos eles: New Hampshire é a primeira [votação] do país. Não é a última do país”, ressaltou Haley, recebendo aplausos de seus apoiadores.

Trump vence primárias republicanas

O ex-presidente Donald Trump vencerá as votações primárias do partido Republicano em New Hampshire, segundo projeção da CNN.

Espera-se que a equipe do empresário se concentre nas eleições gerais se conseguir vencer por uma margem grande, disse um conselheiro sênior à CNN, mas ele não indicou uma margem de votos para isso.

Outro conselheiro informou que planejam expandir suas operações em estados críticos, incluindo Geórgia, Arizona e Michigan, estados que Trump perdeu em 2020, mas onde sua equipe prevê um cenário muito competitivo em uma potencial revanche com o presidente Joe Biden.

Quantos delegados estão em jogo?

New Hampshire recebe 22 delegados, uma figura eleitoral dos Estados Unidos, no processo primário republicano. Isso corresponde a menos de 1% do total de delegados que votarão na convenção republicana — e efetivamente escolherão o indicado para disputar as eleições.

Os delegados republicanos do estado serão atribuídos aos candidatos proporcionalmente com base no seu desempenho nas primárias estaduais, mas os postulantes precisam obter pelo menos 10% dos votos para serem elegíveis para receber delegados.

Os republicanos e democratas registados votam nas suas próprias primárias, mas os eleitores independentes em New Hampshire, também conhecidos como eleitores não declarados, podem participar solicitando um voto republicano ou democrata.

Biden vence primárias democratas

Já nas primárias do partido Democrata, Joe Biden sairá como vencedor, segundo projeção da CNN.

Neste ciclo eleitoral, o calendário das primárias democratas tirou New Hampshire como primeira votação do país. A representação estadual, entretanto, desconsiderou essa mudança, optando por manter as primárias estaduais nesta terça-feira (23).

Como resultado, as primárias democratas de New Hampshire não estão em conformidade, fazendo com que não sejam consideradas para a atribuição de delegados — figura eleitoral dos Estados Unidos que vota efetivamente para a indicação do partido — e o nome de Biden não esteja na votação.

Mesmo assim, houve uma campanha no estado para que o nome do atual presidente fosse escrito nas cédulas pelos eleitores democratas.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.