Home Mundo Grupo hindu endurece posição sobre disputas entre mesquitas e templos na Índia | CNN Brasil

Grupo hindu endurece posição sobre disputas entre mesquitas e templos na Índia | CNN Brasil

por elizabethmatravolgyi
0 Comente
grupo-hindu-endurece-posicao-sobre-disputas-entre-mesquitas-e-templos-na-india-|-cnn-brasil

Um poderoso grupo hindu disse que várias mesquitas na Índia foram construídas sobre templos hindus demolidos, aparentemente endurecendo sua posição em uma disputa sectária de décadas, poucos dias depois de um enorme templo ter sido inaugurado no local de uma mesquita demolida.

As declarações do grupo Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS), o pai ideológico do partido nacionalista hindu do primeiro-ministro Narendra Modi, ocorrem depois que Modi e o chefe do RSS lideraram a consagração do templo na segunda-feira, construído no local de uma mesquita do século 16 demolida por uma multidão hindu em 1992.

A luta pelas reivindicações de locais sagrados dividiu a Índia, que é de maioria hindu, e que tem a terceira maior população muçulmana do mundo, desde a independência do domínio britânico em 1947.

Quatro dias depois da inauguração do templo na cidade de Ayodhya, no norte do país, um advogado dos peticionários hindus disse que o Serviço Arqueológico da Índia determinou que uma mesquita do século 17 na cidade sagrada hindu de Varanasi, no distrito eleitoral parlamentar de Modi, havia sido construída sobre um templo hindu destruído.

O Serviço Arqueológico não respondeu a um pedido de comentário.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.