Casa Mundo Gripe aviária mata furões usados em estudo sobre doença no Texas | CNN Brasil

Gripe aviária mata furões usados em estudo sobre doença no Texas | CNN Brasil

por derlacardoso
6 visualizações
gripe-aviaria-mata-furoes-usados-em-estudo-sobre-doenca-no-texas-|-cnn-brasil

A mesma cepa de gripe aviária que infectou um trabalhador que atua com gado leiteiro no Texas, em março, causou a morte de furões usados em experimentos, informou nesta sexta-feira (7) o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

De acordo com a agência de saúde, os animais eram parte de testes que simulavam os efeitos da doença em humanos.

Ainda segundo a nota do CDC, em outros experimentos com a gripe sazonal, os furões adoeceram, mas não morreram.

Furões são considerados os melhores mamíferos para estudar a infecção e transmissão do vírus influenza. Isso porque os animais têm um sistema respiratório muito semelhante ao nosso e são usados com frequência como uma ferramenta para avaliações de risco à saúde pública de novos vírus influenza, de acordo com o CDC.

A cepa A(H5N1) do vírus influenza encontrado no Texas se espalhou facilmente entre furões saudáveis quando eles foram colocados em contato direto com outros da mesma espécie que estavam infectados, mostraram os cientistas.

O vírus foi, porém, menos eficiente do que outras cepas de influenza na disseminação por gotículas respiratórias. Isso sugere que os vírus como esse “teriam de passar por mudanças para se espalhar com eficiência por meio de gotículas do ar, como nas tosses e espirros”, afirmou o CDC.

A gripe aviária foi encontrada em mais de 80 rebanhos em 11 estados dos Estados Unidos desde o fim de março.

A Reuters informou nesta sexta-feira (7) que agências federais e estaduais dos EUA planejam pesquisar sobre a potencial disseminação respiratória da gripe aviária entre o gado leiteiro, uma medida para tentar conter o vírus e reduzir a exposição aos humanos.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®