Início » Governo recua e prevê 60 dias de auxílio doença sem perícia médica

Governo recua e prevê 60 dias de auxílio doença sem perícia médica

por Redação
governo-recua-e-preve-60-dias-de-auxilio-doenca-sem-pericia-medica

Lula edita MP que aumenta impostos, mesmo com críticas

Lula edita MP que aumenta impostos, mesmo com críticas

A MP estabelecia que o auxílio incapacidade temporária (auxílio doença) seria de, no máximo, 30 dias com base apenas em atestado médico (Atestmed), ou seja, depois desse prazo seria necessária perícia médica.

Antes da MP, o prazo era de 180 dias. A expectativa do governo era de economizar R$ 1,2 bilhão neste ano e outros R$ 2,6 bi em 2026.

INSS no Amazonas — Foto: Divulgação

Recuo parcial

Agora, o governo decidiu afrouxar um pouco a regra. Um portaria assinada pelo ministro da Previdência e pelo presidente do INSS prevê que esse prazo será de 60 dias, e não mais de 30 dias.

No entanto, esse período de 60 dias sem perícia médica vale por 120 dias – período previsto de duração da medida provisória. Ou seja, é uma medida temporária.

Caso a MP seja aprovada pelo Congresso neste intervalo, o prazo máximo para o auxílio volta a ser o previsto no texto apresentado pelo governo, de 30 dias.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®