Home Brasil Governo federal comprará novos equipamentos para bloquear celulares em presídios | CNN Brasil

Governo federal comprará novos equipamentos para bloquear celulares em presídios | CNN Brasil

por fabiomunhoz
0 Comente
governo-federal-comprara-novos-equipamentos-para-bloquear-celulares-em-presidios-|-cnn-brasil

O Ministério da Justiça e Segurança Pública comprará, por até R$ 18,7 milhões, seis novos equipamentos que interceptam celulares em atividade dentro dos presídios.

De acordo com o edital lançado, os aparelhos serão destinados à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), responsável pelos cinco presídios federais do Brasil: Brasília (DF), Mossoró (RN), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR).

O objetivo do Ministério da Justiça, porém, é isolar a comunicação dentro dos presídios estaduais.

O secretário da Senappen, Rafael Velasco, disse à CNN que os equipamentos são operados pela pasta em operações conjuntas com os estados. A exemplo da “Mute”, que acontece em todos os presídios brasileiros simultaneamente e com o auxílio do aparelho consegue localizar onde tem celulares sendo usados. A última fase retirou 1.100 celulares de dentro das unidades.

Cada dispositivo IMSI Catcher foi orçado em R$ 3,1 milhões e é capaz de identificar, localizar e bloquear a utilização dos telefones em um perímetro pré-determinado. Inclusive nas celas, se houver. O preço pode cair ao longo do processo de licitação.

O IMSI Catcher é um aparelho portátil, que pesa até 16 quilos, cujo processador pode ser carregado em uma mochila e seu console de comando é levado pelo operador, nas mãos. Ele pode ser usado sem energia externa por até duas horas.

O equipamento é capaz de identificar a marca, o modelo, número do chip ou IMSI, número de série ou IMEI de aparelhos celulares na distância pré-definida, com varredura simultânea de redes em 2G, 3G, 4G e 5G. Ele pode apontar a localização aproximada de cada aparelho, bloqueado ou não, por meio de GPS, em um mapa de calor.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.