Governo envia ministros para acompanhar ações e apoiar vítimas de tornado no Paraná

Governo envia ministros para acompanhar ações e apoiar vítimas de tornado no Paraná


Número de mortos sobe para seis após tornado no Paraná
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, embarcam neste sábado (8) para a região de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná.
Cidades na região Centro-Sul do Paraná amanheceram neste sábado (8) sob escombros após a passagem de um tornado com ventos que chegaram a 250 km/h na sexta-feira (7).
“A missão é levar apoio do governo federal às vítimas do tornado que atingiu cidades região, além de iniciar os procedimentos para a reconstrução, em coordenação das prefeituras com a SRI e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O presidente Lula determinou que todo apoio seja levado à população atingida”, informou a Secretaria de Relações Institucionais.
Também estará presente no comboio do governo o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres – Cenad, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Armin Braun.
No mesmo voo, seguem equipes da Defesa Civil especializadas em Socorro e Ajuda Humanitária e em Reconstrução.
Tornado causa destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná
Reprodução/Globonews
Ao menos seis pessoas morreram e 432 receberam atendimento médico. Cinco mortes ocorreram em Rio Bonito do Iguaçu , a cidade mais atingida, e uma foi em Guarapuava.
Em Rio Bonito do Iguaçu as vítimas são três homens com idades de 49, 57 e 83 anos, e duas mulheres, com idades de 47 e 14 anos. A vítima de Guarapuava é um homem de 53 anos.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que o tornado atingiu o índice EF3, numa escala que vai até cinco.
O tornado se formou devido a um ciclone extratropical que atinge o sul do país e também provocou chuva forte e estragos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Sudeste, os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro estão em alerta.
Os ventos fortíssimos arrancaram árvores e postes devastaram casas. Mais de mil pessoas estão desabrigadas. Bombeiros e agentes da Defesa Civil buscam sobreviventes sob escombros.
Tornado causa destruição em Rio Bonito do Iguaçu
Reprodução/Globonews

Postagens relacionadas

Em e-mails, Epstein diz ter recebido ligação com Lula e chama Bolsonaro de ‘o cara’

Fragmentação da oposição no 1ª turno pode ser pior para Lula, diz diretor da Quaest

Investigação aponta propina para deputado federal no esquema de desvios do INSS