13 julho , 2025
Início » Governo confirma o Curupira como mascote da COP 30, em Belém; veja o desenho

Governo confirma o Curupira como mascote da COP 30, em Belém; veja o desenho

por Redação
governo-confirma-o-curupira-como-mascote-da-cop-30,-em-belem;-veja-o-desenho

Símbolo do folclore indígena, Curupira será usado para divulgar a COP 30 e reforçar a centralidade das florestas na agenda climática liderada pelo Brasil.


O desenho oficial do Curupira para a COP 30 — Foto: Reprodução

O governo federal confirmou que o Curupira será o mascote oficial da COP 30, a Conferência do Clima das Nações Unidas, que será realizada em novembro deste ano, em Belém (PA). A escolha do personagem do folclore brasileiro já havia sido antecipada pelo blog em janeiro.

Figura mítica da cultura nacional, o Curupira é conhecido por ser o “guardião das florestas e dos animais”.

Segundo a lenda, ele tem os pés virados para trás, o que lhe permite despistar caçadores e proteger a mata contra a ação de invasores e destruidores da natureza. A origem do mito está nas tradições indígenas, especialmente da região Norte do país.

Comandante do Exército realiza vistoria em Belém para preparativos da COP 30

Comandante do Exército realiza vistoria em Belém para preparativos da COP 30

A ideia do governo é usar o mascote tanto para divulgação internacional do evento, quanto em materiais institucionais da conferência, sob presidência brasileira.

Em carta enviada à comunidade internacional, o embaixador André Corrêa do Lago, que preside a COP 30, afirmou que as florestas serão um “tópico central” do encontro e reforçou a importância de dar visibilidade aos símbolos da biodiversidade e da cultura amazônica.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®