Início » Governo brasileiro comemora redução de tarifas pelos EUA e mira itens que não entraram na lista

Governo brasileiro comemora redução de tarifas pelos EUA e mira itens que não entraram na lista

por Redação
governo-brasileiro-comemora-reducao-de-tarifas-pelos-eua-e-mira-itens-que-nao-entraram-na-lista

Ministro da Agricultura comemora redução das tarifas para produtos agrícolas
O governo brasileiro comemorou a ordem executiva publicada pela Casa Branca nesta sexta-feira (14) que reduziu as tarifas de reciprocidade do café, carne, açaí e algumas frutas tropicais frescas ou congeladas, como o açaí.
O embaixador Celso Amorim, assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), classificaram a medida anunciada pelo governo de Donald Trump como uma boa notícia, mas ressaltaram estarem atentos também aos itens que entraram no tarifaço e ainda não foram flexibilizados.
📝 Até a última atualização desta reportagem, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; o Itamaraty e o Ministério da Agricultura analisavam a ordem executiva anunciada pelo governo norte-americano para se posicionarem oficialmente.

Ao g1, Celso Amorim ressaltou que a medida, no caso do café e da carne, foi medida geral e não só direcionada para o Brasil, mas comemorou o anúncio. Ele destacou que a decisão possui “uma racionalidade própria” relativa à situação da inflação americana, mas viu influência do bom clima entre Lula e Trump.
“É uma boa notícia para os nossos produtores e para os consumidores norte-americanos. Espero que seja seguida de outras que beneficiem nossos produtos manufaturados, como calçados e máquinas”, disse.
Lula e Celso Amorim durante visita do então presidente da Argentina, Alberto Fernández.
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Em uma rede social, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse que a decisão “reforça a força do nosso país no cenário internacional”.
Para a GloboNews, o ministro Carlos Fávaro afirmou que se reuniu com sua equipe do ministério da Agricultura para avaliar a nova decisão de Trump.
“Voltamos à boa diplomacia, ao diálogo, à amizade de 200 anos. O diálogo voltou”, disse.
Segundo o ministro, o ministério ainda está observando na minúcia o que foi suspenso de fato e estão atentos também para madeira e mel. Caso não tenham sido incluídos ainda, o ministro que vai ficar para outro momento próximo.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®