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Geely EX2 chega a Brasil com preço e tamanho de BYD Dolphin; veja iten

por Redação
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O modelo — que é vendido na China como Geome Xingyuan e já figura entre os carros elétricos mais vendidos do país asiático — chega no mercado nacional com preços abaixo de R$ 140 mil.

Veja abaixo as duas versões do EX2 que estarão disponíveis no Brasil:

  • Geely EX2 Pro: R$ 123.800;
  • Geely EX2 Max: R$ 136.800.

Geely EX2 — Foto: divulgação/Geely

Acabamento mais refinado e equipamentos de série modernos fazem parte da proposta do EX2 para conquistar quem considera o BYD Dolphin. As principais diferenças estão nos materiais de toque macio em mais locais, na combinação de dois tons no estofamento e em partes internas da cabine, além de um compartimento frontal com 70 litros de capacidade.

Nenhum desses recursos está presente no Dolphin GS, rival direto do EX2. O porta-malas do modelo da Geely é maior, com 375 litros, contra 250 litros do concorrente da BYD.

Sob o capô, abaixo do compartimento dianteiro de bagagem, está o motor de 116 cv e 15,3 kgfm. O conjunto é mais potente que o do Dolphin GS, mas o EX2 tem menos torque, o que faz com que o tempo de 0 a 100 km/h seja praticamente o mesmo: 10,2 segundos, contra 10,9 segundos do rival.

Outra diferença está na bateria. O EX2 tem capacidade menor, de 39,4 kWh, enquanto o BYD Dolphin GS oferece 44,9 kWh. Com menos bateria e mais potência, a autonomia do EX2 também é inferior — são 289 km, contra 291 km do rival.

Embora motor e acabamento apresentem diferenças entre os dois hatches, as dimensões são bastante semelhantes. Ambos têm 4,1 metros de comprimento e 1,5 metro de altura, mas o entre-eixos é ligeiramente maior no Dolphin: 2,7 metros, contra 2,65 metros no EX2.

Itens de série do Geely EX2

O ponto que muda entre as duas versões do Geely EX2 é a lista de equipamentos de série. Estes são os itens do EX2 Pro:

  • Freio de estacionamento eletrônico;
  • Carregador de celular por indução;
  • Chave presencial;
  • 6 airbags;
  • Painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas;
  • Central multimídia de 14,6 polegadas;
  • Saída de ar traseira;
  • Carregador rápido de 70 kW, com 20% a 80% da bateria em 21 minutos;

O Geely EX2 Max conta com todos os itens acima, adicionando:

  • Ajustes elétricos para o assento do motorista;
  • Piloto automático adaptativo;
  • Frenagem automática de emergência;
  • Controle remoto por aplicativo no celular;
  • Alerta de mudança de faixa.

Geely: parceira da Renault e dona da Volvo

A Geely ainda é pouco conhecida no Brasil, mas já comercializou veículos no país na década de 2010. Naquele período, os modelos eram importados pelo Grupo Gandini, que hoje representa a marca sul-coreana Kia.

As vendas duraram cerca de dois anos, com os modelos EC7 (sedã) e GC2 (compacto). Segundo a Geely, a saída do mercado foi motivada pela alta do dólar e pela baixa demanda.

Mais de uma década depois, o grupo Geely passou por grandes transformações. Atualmente, é dono das marcas sueca Volvo e britânica Lotus, além de manter uma parceria com a Renault em diversas frentes — com destaque para a joint venture global chamada Horse, voltada à produção de motores.

Algumas marcas que atuam no Brasil já utilizam esses motores, como Nissan e Mitsubishi. Além da joint venture Horse, Geely e Renault também colaboram em projetos na Coreia do Sul e no Brasil.

No Brasil, o EX2 será vendido com o apoio da montadora francesa, mas sem dividir espaço com ela nas concessionárias – exatamente como acontece com o Geely EX5. A produção local do hatch elétrico acontecerá na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), após a chegada dos primeiros lotes importados.

Atualmente, a Geely possui pontos de venda em 22 shoppings e 23 concessionárias, distribuídos em 18 cidades de diversos estados:

  • Rio Grande do Sul
  • Paraná
  • São Paulo
  • Minas Gerais
  • Goiás
  • Bahia
  • Paraíba
  • Rio Grande do Norte
  • Ceará
  • Maranhão

A marca prevê alcançar 40 concessionárias até o final do ano.

*Matéria em desenvolvimento.

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