Fachin autoriza Fux a compor Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal

Fachin autoriza Fux a compor Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal


Camarotti: Fux fica isolado e pede mudança de turma
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, autorizou nesta quarta-feira (22) que o ministro Luiz Fux passe a integrar a Segunda Turma a partir da próxima semana.
“Diante da ausência de manifestação de interesse de integrante mais antigo, concedo a solicitada transferência para a Segunda Turma, nos termos dos artigos 13, X e 19 do Regimento Interno desta Corte.”, informou o ministro Fachin no despacho.
A possibilidade de transferência surgiu após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, ocorrida no último sábado (18).
O ministros Luiz Fux pediu para ser transferido da 1ª Turma para a 2ª Turma da Corte na terça-feira (21). O pedido foi feito em plenário da Corte. O ministro também encaminhou um documento para o presidente da Corte solicitando a transferência.
👉🏽 No documento, Fux cita o artigo 19 do Regimento Interno do STF para manifestar seu interesse em compor a 2ª Turma, “considerando a vaga aberta pela aposentadoria do Ministro Luís Roberto Barroso”.
Luiz Fux
Reprodução
🧑‍⚖️ Fux integra atualmente a 1ª Turma, grupo responsável por julgar os réus da trama golpista. Também fazem parte os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino.
⚖️ A 2ª Turma, para a qual Fux pede transferência, contava com Barroso e tem como membros os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, André Mendonça e Nunes Marques.
Cada uma das turmas é composta por cinco dos 11 ministros do Supremo – a exceção é o presidente, que fica fora dos grupos.
No início de setembro, a 1ª Turma condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus pela trama golpista. Fux foi o único voto vencido do placar de 4 a 1.
O que são as Turmas?
O Supremo Tribunal Federal julga processos em três locais: no plenário e nas duas Turmas da Corte.
⚖️ No plenário, atuam os 11 ministros; nas Turmas, são cinco ministros em cada uma.
Os tipos de processos julgados em cada uma estão previstos nas regras internas da Corte. Desde 2023, os colegiados voltaram a julgar ações penais.
Com isso, a Primeira Turma passou a analisar processos envolvendo os réus de 8 de janeiro e os acusados de participação na tentativa de golpe de Estado em 2022.
Já houve outras mudanças de Turma?
Sim. Um exemplo recente foi a transferência do ministro Dias Toffoli para a Segunda Turma, em 2023.

Postagens relacionadas

Arrecadação federal soma R$ 216 bilhões em setembro e alcança melhor resultado dos últimos 25 anos

Mesmo na 2ª Turma, Fux tem caminho para tentar julgar recurso de Bolsonaro na tentativa de golpe

PT recorre de decisão do Conselho de Ética que arquivou pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro