Home Mundo Explosão mata pelo menos 3 pessoas e fere centenas na capital do Quênia | CNN Brasil

Explosão mata pelo menos 3 pessoas e fere centenas na capital do Quênia | CNN Brasil

por marianacatacci
0 Comente
explosao-mata-pelo-menos-3-pessoas-e-fere-centenas-na-capital-do-quenia-|-cnn-brasil

Uma explosão de gás em uma fábrica de gás de cozinha não licenciada em Nairóbi, capital do Quênia deixou pelo menos três mortos e 280 pessoas feridas, segundo autoridades do país africano.

O incêndio começou quando um caminhão que transportava gás explodiu no distrito de Embakasi, em Nairóbi, por volta das 23h30 no horário local, “dando origem a uma enorme bola de fogo que se espalhou amplamente”, disse o porta-voz do governo, Isaac Maigua Mwaura.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra uma explosão que resultou numa enorme bola de fogo. A CNN não pode verificar as imagens de forma independente.

A explosão e o subsequente incêndio danificaram edifícios residenciais, empresas e automóveis, afirmou Mwaura numa publicação nas redes sociais.

“Como resultado, três quenianos […] perderam lamentavelmente a vida enquanto estavam sendo levados para o Hospital Nairobi West”, afirmou Mwaura.  “Além disso, até agora, outros 280 quenianos ficaram feridos pelo incêndio e foram entretanto levados para vários hospitais”, acrescentou o porta-voz do governo. “Está sendo oferecido aconselhamento psicossocial às vítimas que sofreram traumas”.

Um dos moradores disse à CNN que a sua casa ficou destruída no fogo: “A minha casa ficou totalmente danificada”, disse Alex Ontita, de 25 anos, que vivia com os seus tios.
“Fiquei assustado e emocionado porque este era o lugar onde eu vivia e agora está queimado. Não tenho nenhum lugar para onde ir”, acrescentou Ontita, que disse que estava no local toda a noite.

Outros residentes, como Phylic Kerubo, de 29 anos, contou sobre as perdas causadas pela explosão. Kerubo disse à CNN, do lado de fora da sua loja conveniência, que estava dormindo quando a explosão aconteceu.

O seu irmão de 27 anos, que ficou ferido no incêndio, está agora sendo tratado em um centro médico na capital, disse ela.

Outro sobrevivente, Edwin Machio, descreveu como fugiu desesperadamente do local. “O fogo me pegou a quase um quilômetro de distância quando eu estava fugindo”, disse Machio à Reuters.

“As chamas da explosão me derrubaram no chão e queimaram o meu pescoço”, acrescentou, mostrando ao repórter da Reuters os seus ferimentos.

A Cruz Vermelha do Quênia disse que evacuou 271 pessoas para hospitais em Nairóbi e estava “lutando incansavelmente contra as chamas” ao lado de outras agências.

Um centro de comando foi criado no local para coordenar as operações de resgate e outros esforços de intervenção, disse o porta-voz Mwaura, e acrescentou que o local estava seguro.

“Os quenianos estão sendo aconselhados a se manterem afastados da área isolada para permitir que a missão de resgate seja realizada (com) o mínimo de interrupções”, disse ele.

A Autoridade Reguladora da Energia e do Petróleo do Quênia (EPRA) disse nesta sexta-feira (2) que a explosão ocorreu numa fábrica de enchimento de gás de cozinha não licenciada.

A EPRA disse que recebeu os pedidos de licenças de construção para uma fábrica de armazenamento e enchimento de gás de petróleo liquefeito (GPL) no local em março, junho e julho de 2023, mas todos os pedidos foram rejeitados por não cumprirem os critérios para uma fábrica naquela área.

Os pedidos foram rejeitados devido à “falha dos projetos em atender às distâncias de segurança estipuladas no padrão do Quênia”, ainda acrescentou em um comunicado, que observou a alta densidade populacional em torno do local proposto.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Estamos em construção…

categorias noticias

noticias recentes

as mais lidas

JM – Jornal de Minas© Todos direitos reservados.