Início » Ex-presidente russo Medvedev diz que Moscou deve buscar “desaparecimento“ da Ucrânia e da Otan | CNN Brasil

Ex-presidente russo Medvedev diz que Moscou deve buscar “desaparecimento“ da Ucrânia e da Otan | CNN Brasil

por gustavozanfer
13 visualizações
ex-presidente-russo-medvedev-diz-que-moscou-deve-buscar-“desaparecimento“-da-ucrania-e-da-otan-|-cnn-brasil

O ex-presidente russo Dmitry Medvedev denunciou nesta quinta-feira (11) a promessa da cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de conceder eventual adesão à Ucrânia e disse que a Rússia deve trabalhar para o “desaparecimento” da Ucrânia e da aliança militar.

Em uma publicação nas redes sociais, Medvedev citou em inglês a declaração da Otan durante cúpula em Washington nesta semana: “Continuaremos a apoiar [a Ucrânia] em seu caminho irreversível para a integração euro-atlântica completa, incluindo a adesão à Otan”.

Ele continuou, em russo: “A conclusão é óbvia. Devemos fazer tudo para que o ‘caminho irreversível’ da Ucrânia para a Otan termine com o desaparecimento da Ucrânia ou o desaparecimento da Otan. Ou melhor ainda – o desaparecimento de ambos.”

Medvedev, que durante sua presidência de 2008 – 2012 foi considerado um modernizador pró-Ocidente, se reinventou como um arqui-falcão desde o início da guerra na Ucrânia, algo que Moscou chama de “operação militar especial”.

Em particular, ele alertou repetidamente os EUA e seus aliados que armar Kiev poderia levar a um “apocalipse nuclear”.

Qualquer decisão sobre o uso de armas nucleares russas caberia ao presidente Vladimir Putin.

Mas diplomatas dizem que as opiniões de Medvedev, que é vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, dão uma indicação de pensamento agressivo no topo do Kremlin, que lançou a guerra como uma luta existencial com o Ocidente.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®