Início » EUA vão implantar armas de longo alcance na Alemanha em 2026 | CNN Brasil

EUA vão implantar armas de longo alcance na Alemanha em 2026 | CNN Brasil

por tiagotortella
14 visualizações
eua-vao-implantar-armas-de-longo-alcance-na-alemanha-em-2026-|-cnn-brasil

Os Estados Unidos começarão a implantar armas de longo alcance na Alemanha em 2026, em uma tentativa de demonstrar seu compromisso com a defesa da Otan — a aliança militar do Ocidente — e da Europa, afirmaram EUA e Alemanha em um comunicado conjunto nesta quarta-feira (10).

Isso incluirá a implantação de mísseis de cruzeiro SM-6 Tomahawk e armas hipersônicas em desenvolvimento, que têm um alcance mais longo do que as armas atuais na Europa, disseram os países.

Mísseis terrestres com alcance superior a 500 quilômetros foram proibidos até 2019 pelo Tratado de Forças Nucleares de Alcance-Intermediário, assinado por Mikhail Gorbachev, da União Soviética, e o ex-presidente norte-americano Ronald Reagan em 1987.

O entendimento marcou a primeira vez que as duas superpotências concordaram em reduzir seus arsenais nucleares e eliminar toda uma categoria de armas.

Dessa maneira, Alemanha, Hungria, Polônia e República Tcheca destruíram seus mísseis nos anos 1990, seguidas por Eslováquia e Bulgária.

Os Estados Unidos se retiraram do Tratado em 2019, dizendo que Moscou o estava violando, citando o desenvolvimento do míssil de cruzeiro lançado da terra 9M729 pela Rússia, conhecido na Otan como o SSC-8.

O Kremlin negou várias vezes a acusação e depois impôs uma moratória em seu próprio desenvolvimento de mísseis que haviam sido proibidos pelo Tratado — mísseis balísticos terrestres e de cruzeiro com alcance entre 500 e 5.500 km.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®