Estados brasileiros registram apagão; empresas de energia falam em interferência no Sistema Interligado Nacional

Estados brasileiros registram apagão; empresas de energia falam em interferência no Sistema Interligado Nacional

Uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o fornecimento de energia de diferentes estados brasileiros na madrugada desta terça-feira (14), segundo as companhias de energia que atuam no país. Relatos na internet falam em apagão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal. (Veja abaixo).

De acordo com a companhia de distribuição de energia Light, no Rio de Janeiro, a falha afetou cerca de 450 mil clientes. A empresa afirmou que, por conta de uma falha no SIN, o Esquema Regional de Alívio de Carga teve que ser acionado.

Para clientes da Zona Norte, Baixada e Zona Oeste, a interrupção durou cerca de 30 minutos, conforme a empresa.

Na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, atendida pela Enel — empresa de responsável pelo fornecimento de energia –, 277 mil clientes foram impactados. O fornecimento ficou interrompido por quase uma hora, entre 0h32 e 1h22.

Já no Amazonas, a empresa Amazonas Energia informou que a falha afetou as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. A interrupção durou cerca de 1 hora e foi reestabelecida às 00h25, segundo a companhia.

Em São Paulo, também atendido pela Enel, informou que 937 mil clientes foram afetados e já tiveram o serviço normalizado. A interrupção durou cerca de oito minutos.

A Neoenergia Brasília, responsável pelo fornecimento no Distrito Federal, confirmou que a ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou 8 subestações e interrompeu o fornecimento de energia para cerca de 300 mil clientes. O desligamento ocorreu entre 0h31 e 1h06.

Mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

O g1 e a TV Globo acionaram o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), mas não houve resposta até a atualização desta reportagem.

Confira os relatos de usuários:

Excesso de energia pode provocar apagão?

Escola não tem energia elétrica; professor usa vela para iluminar — Foto: Reprodução/Bom Dia Brasil

Postagens relacionadas

Trabalho Escravo: Operação resgata trabalhadores pelo país

Veja do que é preciso para entrar no programa do governo de crédito para reforma da casa

Crise do metanol derruba quase 5% das vendas de bares e restaurantes