Início » Escola suspende aulas após casos de sarna humana em estudantes em Poço Fundo, MG

Escola suspende aulas após casos de sarna humana em estudantes em Poço Fundo, MG

por Editor
21 visualizações
escola-suspende-aulas-apos-casos-de-sarna-humana-em-estudantes-em-poco-fundo,-mg

A Escola Municipal Doutor Lélio de Almeida, em Poço Fundo (MG), suspendeu as aulas pelos próximos três dias. A informação foi comunicada nesta terça-feira (9) por causa da confirmação de casos de escabiose, mais conhecida como sarna humana, em alguns estudantes.

As aulas foram suspensas a partir desta quarta-feira (10) para que seja feita a desinfecção do prédio. A decisão foi tomada depois de uma reunião entre representantes da escola, das Secretarias de Educação e de Saúde, da Vigilância Sanitária e Regional de Saúde de Alfenas.

Sarna humana — Foto: Alex Ferreira/G1

De acordo com uma nota encaminhada para os pais e responsáveis dos alunos, as crianças que apresentarem feridas na pele ou coceira estão sendo encaminhadas para as famílias e só poderão retornar à escola após apresentarem um atestado médico confirmando que estão livres da doença.

Além disso, a direção da escola pediu a ajuda dos pais para levarem as crianças imediatamente ao médico em caso de algum sintoma de sarna humana. As aulas ficarão suspensas até sexta-feira (12).

O que é a escabiose?

Juliana Massuda, dermatologista do Hospital São Luiz Campinas, explica que a sarna humana é uma parasitose da pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei que tem como principal sintoma a coceira, especialmente no período da noite.

“[A escabiose] Costuma dar lesões avermelhadas, pequenas, em áreas especialmente quentes do corpo, então especialmente na região das mamas, na região da barriga, na região das costas e na região dos glúteos ou do bumbum”, detalha a especialista.

De acordo com o Ministério da Saúde, a transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas acometidas ou pelo ambiente contaminado, como roupas de infectados. Além disso, ela se espalha mais facilmente em lugares úmidos e com baixa ventilação.

💊 Segundo a médica, a sarna humana não pode ser prevenida, apenas tratada. “Não existe nenhuma maneira que a gente evite a infecção usando remédio, usando algum tipo de vacina. Apenas o tratamento das pessoas que estão contaminadas previne a transmissão”.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®