Início » Em meio a críticas por gastos com viagens, Lula dispensa hotel e se hospeda em embaixada na Argentina

Em meio a críticas por gastos com viagens, Lula dispensa hotel e se hospeda em embaixada na Argentina

por Redação
em-meio-a-criticas-por-gastos-com-viagens,-lula-dispensa-hotel-e-se-hospeda-em-embaixada-na-argentina


Palácio Pereda foi comprado durante o governo Vargas e é um dos marcos arquitetônicos de Buenos Aires. Imóvel amplo permite acomodar confortavelmente toda a comitiva presidencial. Fachada do Palacio Pereda, em Buenos Aires, inspirado em museu francês. Local abriga a Embaixada do Brasil na Argentina
Reprodução/Google
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não se hospedar em um hotel durante sua viagem oficial a Buenos Aires, na Argentina, para participar da Cúpula do Mercosul. Em vez disso, ficará na residência oficial da Embaixada do Brasil na capital argentina.
Lula embarcou nesta quarta-feira (2) para o encontro do bloco sul-americano, que também marca a passagem da presidência do Mercosul para o Brasil, que receberá o posto de Javier Milei
Segundo o governo brasileiro, o presidente optou pela hospedagem na residência oficial do embaixador Julio Glinternick Bitelli.
Fontes do governo justificam que o espaço amplo do imóvel permite acomodar confortavelmente toda a comitiva presidencial.
Embora o Ministério das Relações Exteriores não tenha informado o motivo da escolha, a decisão ocorre em meio a críticas sobre os custos das viagens internacionais do presidente.
A escolha não é inédita. Lula já se hospedou na embaixada durante seu primeiro mandato, em 2002.
Palácio Pereda: a sede da embaixada brasileira
Lula fala sobre expectativa para acordo comercial entre Mercosul e União Europeia
O edifício que abriga a Embaixada do Brasil em Buenos Aires está entre os mais imponentes da capital argentina.
O Palácio Pereda foi adquirido pelo governo brasileiro durante a gestão de Getúlio Vargas, em 1945, e desde então funciona como sede da representação diplomática e residência oficial do embaixador.
Projetado pelo arquiteto francês Louis Martin, o palácio começou a ser construído em 1917. A inspiração veio do Museu Jacquemart-André, em Paris, e o resultado é uma obra com forte influência da arquitetura clássica francesa do século XVIII.
A fachada voltada para a rua é considerada um exemplo da inspiração estilística do período do Segundo Império francês. Já a parte de trás do edifício, voltada para o jardim, apresenta uma releitura, mas com traços mais híbridos e modernos.
Internamente, o prédio possui quatro andares com distribuição clássica: o térreo abriga as entradas principal e de serviço; no primeiro andar, estão os salões de recepção, com acesso visual ao terraço e ao jardim; e no segundo andar, os quartos.
A decoração interna reproduz, em grande parte, os ambientes do museu francês que inspirou o projeto, Museu Jacquemart-André.
O Palácio Pereda é considerado um ponto turístico da capital argentina, tanto por seu valor histórico quanto por sua importância arquitetônica. Getúlio Vargas, ao visitar o edifício em 1935, ficou encantado com o local e autorizou sua compra pelo governo brasileiro.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®