Em meio à crise entre governo e Câmara, Gleisi se reúne com Motta para restabelecer relação

Em meio à crise entre governo e Câmara, Gleisi se reúne com Motta para restabelecer relação

Motta e Alcolumbre não vão a evento de sanção de lei sobre o Imposto de Renda no Planalto
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), participou de reunião na tarde desta quarta-feira (26) com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O encontro aconteceu em um momento de distanciamento entre a cúpula do Congresso e o governo do presidente Lula.
A reunião foi feita a pedido do governo, intermediada pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães, que participou do encontro. O pedido foi feito para que tratassem de pautas prioritárias para o Planalto.
Motta e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não participaram na manhã desta quarta do evento de sanção do projeto que ampliou a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais. As ausências foram vistas como um afastamento da cúpula do Congresso do governo após desgastes na relação entre Executivo e Legislativo.
No final da tarde, a ministra Gleisi Hoffmann compareceu à residência oficial da Câmara para uma reunião com Motta. O encontro foi avaliado como positivo por interlocutores, ainda que não “maravilhoso”. A avaliação é de que foi estabelecida uma nova ponte entre governo e Motta.
O presidente da Câmara disse no início da semana ao jornal “Folha de S.Paulo” que estava rompido com o líder do PT, Lindbergh Farias (RJ), após ser alvo de críticas do deputado.
Motta também se afastou de outras lideranças e chegou a declarar um rompimento também com o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ). Hoje, Sóstenes afirmou que os dois já conversaram e que não há briga entre ambos. “Desentendimentos na relação de trabalho é normal”, disse.
O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), buscou diminuir a importância da briga afirmando que Lindbergh representa apenas a bancada do PT, e não o governo como um todo – ainda que o PT seja o principal partido da base governista e o partido do presidente Lula.
“O Lindbergh é líder da bancada do PT. A bancada do PT e ele precisam se entender sobre a relação com o presidente da Casa. A liderança do governo é a liderança do governo. Mesmo com todas as divergências eu tenho que dialogar com todos os partidos. Não vamos confundir as coisas”, Guimarães.

Postagens relacionadas

MPF recorre de decisão que soltou Vorcaro e executivos do Master

Relator apresenta parecer e rejeita cassação de Zambelli; colegiado ainda precisa aprovar

Lula liga para Trump e defende redução de tarifas sobre produtos brasileiros ainda sobretaxados