Início » Em defesa à Câmara, Zambelli afirma que hacker não tem credibilidade e se diz perseguida política

Em defesa à Câmara, Zambelli afirma que hacker não tem credibilidade e se diz perseguida política

por Redação
em-defesa-a-camara,-zambelli-afirma-que-hacker-nao-tem-credibilidade-e-se-diz-perseguida-politica


Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou, em defesa enviada à CCJ da Câmara, que é vítima de perseguição política e que o hacker Walter Delgatti não tem credibilidade. Ela contesta decisões judiciais, denuncia violações ao direito de defesa e pede o arquivamento do processo. A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou, em defesa apresentada à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, que é alvo de perseguição política e que o hacker Walter Delgatti Neto — peça-chave nas investigações contra ela — não tem credibilidade.
No documento, protocolado por seus advogados, Zambelli argumenta que o processo contra ela está repleto de irregularidades e violações constitucionais.
A deputada foi condenada no Supremo Tribunal Federal (STF) por suspeita de envolvimento na tentativa de invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), supostamente com o apoio de Delgatti. Ela está foragida na Itália.
O processo na CCJ vai analisar se ela deve perder o mandato ou não.
Carla Zambelli terá amplo direito de defesa, diz embaixador do Brasil na Itália
Desconfiança sobre o hacker
A defesa sustenta que Delgatti não é uma testemunha confiável. Segundo os advogados, ele foi classificado como “mitômano” (pessoa que tem compulsão por mentir) pela Polícia Federal e teria apresentado versões contraditórias durante os depoimentos. Por isso, argumentam, seu relato não pode ser considerado como base sólida para sustentar a denúncia.
“Esse indivíduo, que já foi qualificado como ‘mitômano’ e ‘mentiroso compulsivo’ pela própria Polícia Federal, demonstrou incapacidade de manter uma narrativa coesa”, diz o documento sobre o hacker.
Foto de arquivo: a deputada federal Carla Zambelli (PL- SP) participa uma coletiva de imprensa na sede de seu partido no bairro de Moema, na zona sul da cidade de São Paulo, na tarde desta quinta-feira, 15 de maio de 2025
NINO CIRENZA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Supostas violações legais
Zambelli também questiona decisões judiciais que determinaram o bloqueio de suas redes sociais, alegando que isso ocorreu sem o devido processo legal e sem indicar claramente qual conteúdo deveria ser retirado. Para a defesa, isso fere o Marco Civil da Internet e os direitos fundamentais da deputada, como o contraditório e a ampla defesa.
O documento afirma ainda que a parlamentar teve acesso restrito aos autos e que recursos apresentados por sua equipe jurídica foram rejeitados sem justificativa, o que, segundo ela, configuraria cerceamento de defesa.
Trajetória política e pedido de arquivamento
A deputada também apresenta um panorama de sua atuação política, destacando a participação em movimentos de rua e no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), como forma de reforçar seu compromisso com a democracia e a separação entre os Poderes.
Ela se disse perseguida política.
“A perseguição a uma parcela da representação política eleita, sob o pretexto de decisões judiciais que ignoram ritos processuais e invadem competências constitucionais do Congresso Nacional, não é apenas um ataque a indivíduos; é um ataque direto à democracia em sua integralidade.”
A defesa pede o arquivamento da representação que tramita na CCJ e solicita a oitiva de testemunhas, incluindo Delgatti e o ex-ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira. Para os advogados, uma decisão da comissão pela continuidade do processo comprometeria a independência do Legislativo e abriria precedentes perigosos para o exercício da atividade parlamentar.
A CCJ ainda não marcou a data de deliberação sobre o caso.

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®