Índice
Vídeo foi manipulado com inteligência artificial para atribuir áudio mentiroso a Renata Vasconcellos, apresentadora do ‘Jornal Nacional’. Ministério da Agricultura, Anvisa e Ministério da Saúde dizem que não há registro de contaminação em bebidas não alcoólicas.
É #FAKE que foi detectado metanol em lotes de café — Foto: Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo alegando que foram encontrados lotes de café contaminados com metanol. É #FAKE.
🛑 O que mostra a publicação falsa?
- O vídeo intitulado “Café contaminado por metanol em todo o Brasil” foi publicado nesta segunda-feira (6) no TikTok e depois se espalhou em outras plataformas, como WhatsApp.
- O conteúdo usa inteligência artificial para criar um áudio fake e atribuir à jornalista Renata Vasconcellos, apresentadora do Jornal Nacional, a seguinte declaração mentirosa: “Cafés contaminados com metanol por todo o Brasil. O acidente de fabricação que colocou a saúde em risco. Uma situação alarmante está acontecendo em todo o Brasil. Lotes de café contaminados com metanol estão sendo distribuídos para o consumo. O que parecia ser uma rotina de produção simples acabou se tornando um pesadelo para a população”.
- As imagens de fundo que ilustram os vídeos apresentam sinais típicos de conteúdos gerados por IA, como letras e palavras inexistentes nos rótulos e telas.
O conteúdo mentiroso viralizou em meio aos recentes casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas no Brasil. O balanço divulgado pelo governo de São Paulo nesta quarta-feira (8) informou que subiu para cinco o número de mortos no estado.
🔍Usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, o metanol é um álcool altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
⚠️ Por que a publicação é falsa?
Consultado pelo Fato ou Fake, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) afirmou: “Não há registro, recente ou histórico, de contaminação de lotes de café por metanol no Brasil. O café é um produto de origem vegetal submetido a controles oficiais e a práticas industriais que não utilizam solventes ou agentes químicos dessa natureza. Assim, a ocorrência de metanol no café é tecnicamente impossível nas condições normais de produção e processamento”.
- A pasta detalha que nenhuma das operações (desde a colheita do café, secagem, torra e moagem até o envase) não envolvem esse tipo de substância.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que “não foi recebida [pelo órgão] qualquer denúncia (fundamentada ou não) que relacione a contaminação por metanol em bebidas não alcoólicas, incluindo refrigerantes, ou em café em pó ou leite”.
É #FAKE que foi detectado metanol em lotes de café — Foto: Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake