Início » Dólar abre em queda com mercado atento à agenda política no Brasil e dados dos EUA | G1

Dólar abre em queda com mercado atento à agenda política no Brasil e dados dos EUA | G1

por Redação
dolar-abre-em-queda-com-mercado-atento-a-agenda-politica-no-brasil-e-dados-dos-eua-|-g1

O dólar começou a terça-feira (25) em baixa, caindo 0,56% às 10h30, cotado a R$ 5,3601. Já o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, opera em alta de 0,36%, a 155.839 pontos.

Com poucos dados locais na agenda, o mercado volta suas atenções às falas de autoridades e ao andamento político em Brasília. Investidores também monitoram o retorno dos indicadores nos Estados Unidos, que devem ajudar a calibrar expectativas sobre a trajetória dos juros por lá.

▶️ No Brasil, o dia é marcado por eventos com participações do vice-presidente Geraldo Alckmin, e do diretor de Política Monetária do BC, Nilton David. Além disos, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, fala à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

▶️ Ainda no cenário doméstico, o Senado deve analisar o projeto que regulamenta a aposentadoria especial de agentes de saúde e de combate às endemias. A proposta pode pressionar os juros e tem impacto estimado em até R$ 24,7 bilhões.

▶️ O andamento da pauta ganhou força após a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF) — movimento que ocorreu em meio às articulações envolvendo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o senador Rodrigo Pacheco.

▶️ Lá fora, os investidores acompanham a retomada dos dados americanos, com destaque para o índice de preços ao produtor e para as vendas do varejo de setembro. Esses dados chegam em um momento de expectativa por um possível corte de juros pelo Fed em dezembro.

Veja a seguir como esses fatores influenciam o mercado.

💲Dólar

  • Acumulado da semana: -0,11%;
  • Acumulado do mês: +0,28%;
  • Acumulado do ano: -12,70%.

📈Ibovespa

  • Acumulado da semana: +0,33%;
  • Acumulado do mês: +3,84%;
  • Acumulado do ano: +29,09%.

Negociações Brasil-EUA

A retirada da tarifa de 40% dos EUA sobre alguns produtos brasileiros trouxe alívio principalmente para os exportadores de café e carne, mas deixou o setor manufatureiro à espera de avanços.

Alckmin destacou que o desafio central é ampliar a competitividade dos manufaturados brasileiros e avançar na retirada de mais itens do tarifaço além da lista de lista das exceções. o vice-presidente também afirmou que Brasil e EUA devem abrir novas frentes de negociação além da agenda tarifária.

Bolsas globais

Os mercados americanos iniciaram o dia com leve queda nos contratos futuros, após uma forte alta das ações de tecnologia na véspera. Investidores aguardam dados econômicos e balanços que podem indicar a força do consumo nos Estados Unidos.

Antes da abertura dos mercados em Wall Street, os futuros do Dow Jones caíam 0,16%, os do S&P 500 recuavam 0,19% e os do Nasdaq perdiam 0,33%.

As bolsas europeias operam sem direção definida, em meio à divulgação de resultados de grandes empresas e indicadores econômicos, como o PIB da Alemanha e a confiança do consumidor na França.

Os principais índices registravam: STOXX 600 praticamente estável (+0,01%), DAX (Alemanha) em queda de 0,13%, FTSE 100 (Reino Unido) com alta de 0,12% e CAC 40 (França) avançando 0,05%.

Já os mercados asiáticos fecharam em alta, com destaque para ações de tecnologia, apoiadas por sinais de redução das tensões geopolíticas e pelo otimismo global sobre inteligência artificial.

Comentários positivos sobre relações entre China e Estados Unidos também ajudaram a melhorar o humor dos investidores.

No fechamento, os índices mostraram ganhos: Xangai +0,87% (3.870 pontos), CSI300 +0,95% (4.490 pontos), Hang Seng +0,69% (25.894 pontos), Nikkei +0,07% (48.659 pontos), Kospi +0,30% (3.857 pontos) e Taiex +1,54% (26.912 pontos). Em Singapura, o Straits Times caiu 0,27%, a 4.484 pontos.

Cotação do dólar mostra menor confiança na economia brasileira devido a gastos e dívidas do governo — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

você pode gostar

SAIBA QUEM SOMOS

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

CONTATOS

noticias recentes

as mais lidas

Jornal de Minas © Todos direitos reservados à Tv Betim Ltda®