Dois homens são presos por armazenar material de abuso sexual infantil: ‘Mantinham 956 mídias em nuvem’, diz PF

Dois homens são presos por armazenar material de abuso sexual infantil: ‘Mantinham 956 mídias em nuvem’, diz PF


Mandados foram cumpridos pela Polícia Federal nesta terça-feira (4)
Polícia Federal/ Divulgação
Dois homens de 18 e 35 anos foram presos em flagrante durante uma operação da Polícia Federal de combate ao armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil em Lontra e Varzelândia, nesta terça-feira (4). Também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão.
Durante as diligências, os suspeitos foram presos em flagrante pelo crime de armazenamento de material ilícito. Celulares e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos e encaminhados para perícia.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
“A investigação teve início a partir de informações repassadas por autoridades estrangeiras especializadas na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, que identificaram arquivos de conteúdo sexual envolvendo menores vinculados a contas mantidas em plataformas on-line”, informou a Polícia Federal em nota enviada à imprensa.
Ainda de acordo com a PF, os dois investigados mantinham armazenadas em nuvem 956 mídias. As análises continuam para apurar se houve a prática de outros crimes, como o compartilhamento desse tipo de material. Apenas pelo armazenamento, eles poderão responder pelo crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que prevê pena de até quatro anos de reclusão.
Prisão em Josenópolis
Em outubro, um homem de 42 anos também foi preso em flagrante pela Polícia Federal em Josenópolis, durante uma operação nacional de combate a crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes cometidos, principalmente, pela internet.
Megaoperação da PF: Homem é preso no Norte de MG suspeito de armazenar 754 mídias de abuso infantil
A PF informou que ele havia armazenado em sua conta pessoal na internet 754 mídias de abuso, adquiridas entre 2020 a 2024. O celular do suspeito foi apreendido.
Orientações
A Polícia Federal reforça a importância de pais e responsáveis monitorarem e orientarem seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.
Confira as principais dicas:
Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção
Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco
Ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda
Violência e abuso sexual infantil: veja os sinais e saiba como proteger as crianças
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Postagens relacionadas

Jovem que viajava de táxi é preso com maconha na bagagem em Santa Fé de Minas

Lavrador morre em colisão frontal entre duas motos na LMG-629

Polícia Civil investiga caso de injúria racial após homem ser chamado de ‘preto e macaco’ dentro de condomínio em MG